Confira mais um texto escrito por um de nossos WikiBrothers:

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia, Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.”

Por Juninho

Heavy Metal.

Como é bom ter mais um meio de comunicação como o Wikimetal, destinado e este estilo que tanto amamos. Estilo que não é apenas musical, mas sim de vida. Os headbangers, além de escutar esse som único e impressionante, também o vivem. Como é bom sair do trabalho, chegar em casa e poder ouvir um bom som pesado, ler algum material relacionado ao gênero e vestir mais uma dentre tantas camisetas de nossas bandas preferidas.

Falar em banda preferida é sempre algo muito difícil e deve ser feito com cautela. Nós headbangers também temos como característica a completa fidelidade dedicada às bandas que mais gostamos. Faça um comentário depreciativo e você poderá sofrer com a ira daqueles que são, muito mais que fãs, verdadeiros torcedores fanáticos.

Entretanto, o que geralmente se vê no Heavy Metal é um fanatismo saudável. Dificilmente será visto em qualquer show de qualquer boa banda de metal um público apático. A interação com a banda é única. A platéia geralmente sabe todas as letras e escuta atentamente a todos os detalhes das músicas, só para conferir se a execução ao vivo será tão boa quanto nas gravações. E, amigo, vou te contar, a galera vai à loucura quando a execução é impecável.

Entre tantas outras, são características como as acima que fazem a gente se envolver cada dia mais com a cena do Heavy Metal. E quando digo cena, estou me referindo a tudo: bandas, fãs/torcedores, atitudes, etc. A cena só existe em razão de absolutamente todo esse conjunto.

A cena Heavy Metal é, sobretudo, forte. Sobrevive bravamente mesmo sem o apoio da mídia mainstream. Não podemos contar com os meios de comunicação nem mesmo para divulgação de shows (mesmo todos eles estando sempre lotados). Se quisermos acompanhar as bandas que gostamos, tem que ser “na raça”, é preciso depender de nós mesmos. Com o advento da internet as coisas tornaram-se um pouco mais fáceis em relação à divulgação, mas ainda assim está longe de ser ideal.

E como fazer para melhorar um pouco essa situação? Muitos falam que é difícil, mas particularmente concordo apenas em parte com isso. A solução é fácil: precisamos tornar a cena cada vez mais forte. Mas sua concretização é que é um pouco mais complicada: como fazer isso?

Pessoalmente, acredito que a cena se fortalece se pudermos fornecer cada vez mais “combustível” a ela. E o combustível da cena Heavy Metal é sem dúvida nenhuma, a música. Com relação à musicalidade estamos muitíssimo bem. Dificilmente existe um headbanger que não sabe tocar alguma coisa em algum instrumento, havendo inúmeros excelentes músicos em nosso meio.

É por isso que acho que devemos estimular cada vez mais o aparecimento de bandas novas. É essencial termos bandas para nos espelhar, assim como nossos ídolos também têm as suas preferidas. Mas se você quer ver sua banda com alguma  chance de crescer e fortalecer a cena, deve sempre colocá-la no mesmo patamar daquelas você gosta.

O que estou tentando dizer é: acredite na sua banda e tenha orgulho da música que ela faz. Na cena metal, a mais sincera dentre todas (se é que outros estilos podem ser chamados de cena…), só permanecem em evidência aqueles que tocam por prazer e por realmente acreditar em sua qualidade. Na pior das hipóteses (e é o que provavelmente acontecerá), se sua banda não ficar mundialmente conhecida, você irá guardar pra sempre ótimos momentos dos ensaios e da companhia dos outros membros da banda, tão doidos como você.

Esqueça o que os donos das casas de show pensam. Tente você mesmo chamar os amigos pra escutar o seu som e curtir o Heavy Metal que a sua banda faz. Espelhe-se na citação acima de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa.

Sua banda provavelmente nunca será igual ao Iron Maiden ou ao Metallica, mas certifique-se de que, pelo menos para você, ela seja definitivamente a melhor banda do mundo.

E depois disso tudo você ainda tem alguma dúvida sobre qual é a banda da minha vida?

Abraço a todos!

\,,/

Juninho

*Este texto foi elaborado por um Wikimate e não necessariamente representa as opiniões dos autores do site.

Clique aqui para ver os outros textos do WikiBrother Juninho.

Categorias: Opinião