O Aerosmith surgiu em 1969, da junção das bandas Chain Reaction (da qual pertencia o vocalista Steven Tyler) e Jam Band (do guitarrista Joe Perry e baixista Tom Hamilton). Inicialmente, o guitarrista Ray Tabano e do baterista Joey Kramer completavam a formação, até a entrada de Brad Whitford no lugar de Tabano. Assim, o Aerosmith nasceu.

Após alguns shows na cena local em Boston, o Aerosmith já havia chamado a atenção das gravadoras. Em 72, a banda lançou o seu primeiro álbum, Aerosmith, que conta com clássicos como “Dream On” e “Mama Kin”. O trabalho, no entanto, teve sucesso pequeno, com seu maior hit em 59º nas paradas. Em 74, após turnê, a banda lançou seu segundo álbum, Get Your Wings, mas foi apenas com o lançamento seguinte, Toys In The Attic que o Aerosmith alcançou sucesso internacional. O trabalho trouxe o single “Sweet Emotion” e elevou a banda a comparações com Led Zeppelin e Rolling Stones.

O Aerosmith continuou subindo a fama com seus próximos dois álbuns, Rocks (1976) e Draw The Line (1977) mas os abusos de drogas de Perry e Tyler se tornaram famosos na mídia. Durante a turnê que seguiu os lançamentos, Joe Perry se demitiu da banda, após uma briga no backstage. O Aerosmith terminou o trabalho em um álbum que já estava em progresso com participação do guitarrista Jimmy Crespo. Night in the Ruts foi lançado em 1979.

Durante a gravação de um novo álbum em 1981, Brad Whitford se demitiu. A banda contratou Rick Dufay e lançou Rock in a Hard Place em 1982. Após uma performance em 1984 em Boston, Perry e Whitford decidiram se reunir a banda, e o Aerosmith retornou a sua formação clássica. Em 85, lançaram Done with Mirrors, um bom sucesso de vendas, mas que não emplacou nenhum hit nas rádios.

Permanent Vacation, lançado em 87, foi o retorno da banda ao sucesso. Lançado após a reabilitação de Steven Tyler, o álbum trouxe hits como “Dude (Looks Like a Lady)”, “Rag Doll” e “Angel”. O álbum seguinte, Pump (1989) continuou escalando o sucesso da banda, trazendo “What It Takes” e “Janie’s Got a Gun”, que rendeu um Grammy à banda.

Após um breve intervalo de atividades, em 93, Aerosmith lançou Get A Grip, com os singles “Livin’ on The Edge”, “Cryin'” e “Crazy”. Em 94 lançou um álbum de greatest hits, Big Ones e em 97 lançou Nine Lives, que trouxe o single “Pink”. Em 1998 a banda lançou o seu primeiro single que alcançou o topo das paradas, “I Don’t Want to Miss A Thing”, como trilha sonora do filme Armaggedon. A música levou até uma indicação ao Oscar em 1999.

Em 2001 a banda foi introduzida ao Rock And Roll Hall Of Fame, pouco após o lançamento de Just Push Play. Em 2004 a banda lançou Honkin’ on Bobo e até 2009 lançou compilações de músicas. Em 2009, após um acidente no palco, Steven Tyler quebrou o ombro e teve que levar pontos na cabeça. O acidente deteriorou as relações na banda e boatos surgiram de que o Aerosmith procurava um novo vocalista. Tyler voltou às clínicas de reabilitação e a banda lançou seu décimo-sexto álbum, Music From Another Dimension! foi lançado em 2012.

O Aerosmith é a banda de Rock americana que mais vendeu álbuns em toda sua história, com 66 milhões de álbuns vendidos apenas nos Estados Unidos. A banda já ganhou quatro Grammys e tem recorde de álbuns que ganharam certificados de ouro e platina.

Confira tudo que já publicamos sobre o Aerosmith aqui.

Tags:
Categorias: Everything

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *