Em 13 de novembro de 2020, AC/DC lançou Power Up, o décimo sétimo álbum de estúdio da carreira. Cinco anos após o lançamento, a banda australiana segue provando que a energia bruta do rock não envelhece.

O disco marcou o retorno da formação clássica após um período turbulento e hoje também dá nome à turnê mundial que traz o grupo de volta ao Brasil em 2026, com ingressos esgotados em velocidade surpreendente para as 3 datas em São Paulo.

Produzido por Brendan O’Brien, Power Up marcou o reencontro histórico da banda, que até então vivia de incertezas. Foi o primeiro trabalho após a morte do guitarrista e cofundador Malcolm Young, em 2014, e reúne riffs e ideias criadas por ele, transformando o disco em uma homenagem à sua memória. Já os demais integrantes retornaram após passar por problemas pessoais e de saúde nos anos anteriores.

O vocalista Brian Johnson, que havia deixado a banda por problemas auditivos, voltou após um tratamento experimental. Phil Rudd, ausente por questões legais, retomou a bateria. O baixista Cliff Williams, que havia anunciado aposentadoria, voltou atrás para se unir novamente a Angus Young.

Em entrevista ao USA Today na época do lançamento, Angus Young disse: “Eu acho que ele [Malcolm] estaria orgulhoso do trabalho que fizemos por ele. Até o título que nós demos, ‘Power Up’, basicamente o resume, também. Quando ele pegava aquela guitarra, ele era uma grande guitarra. Vamos dizer o seguinte: quando ele tocava guitarra, soava como se duas pessoas estivessem tocando”.

A formação clássica estava reunida para fazer história por meio de 12 faixas reunidas em um disco que entrou na lista dos melhores álbuns do ano pela Rolling Stone, conquistou o 1º lugar das paradas inglesas, foi o disco vendido mais rapidamente do ano, e conquistou pela terceira semana seguida o topo das paradas do país natal da banda, a Austrália.

AC/DC e a Power Up Tour no Brasil

Iniciada em 2024, a segunda fase da Power Up Tour celebra o disco e o legado da banda com shows de grande porte na Europa, América do Norte e América do Sul. O Brasil será um dos pontos altos dessa jornada, com o retorno do AC/DC ao país após mais de 15 anos para se apresentar no Estádio MorumBIS. A abertura ficará por conta do grupo The Pretty Reckless, liderado por Taylor Momsen.

Cinco anos após o lançamento, finalmente a Power Up Tour chega à América Latina com 3 datas no Brasil. Anunciada inicialmente com uma data única em São Paulo no dia 22 de fevereiro de 2026, a turnê ganhou duas novas datas (28 de fevereiro e 03 de março) após os ingressos esgotarem em cerca de 95 minutos.

Segundo o site Metal Injection, o AC/DC vendeu em sua turnê europeia em 2024 a impressionante marca de 1,5 milhão de ingressos em um único dia. Na Austrália, para a mesma tour, foram vendidos mais de 370 mil ingressos em um único dia. Já no Brasil, a banda vendeu em poucas horas o equivalente a 200 mil ingressos, levando em consideração a capacidade do Morumbis de 67 mil lugares – chegando a levar 67.815 espectadores em um único dia, como no show do Bruno Mars, segundo informações do SãoPauloFC.

LEIA TAMBÉM: AC/DC no Brasil: Como comprar ingressos, setores e preços

Tags:
Categorias: Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - [email protected]