Texto por: Vitor Melo e Pedro Mauro

Em agosto de 2010, o Iron Maiden lançou seu décimo quinto álbum de estúdio, The Final Frontier. Com uma temática espacial e produzido por Kevin Shirley, o disco consolidou ainda mais a sonoridade progressiva trazida pelo grupo desde o final da década de 1990.

Com 76 minutos de duração, é o terceiro álbum mais longo da Donzela de Ferro, perdendo apenas para os 81 minutos de Senjutsu (2021) e os 92 minutos de The Book of Souls (2015).

A capa, feita pelo artista britânico Melvyn Grant, trouxe o icônico mascote Eddie em sua versão mais diferente até então: uma criatura futurista, monstruosa e praticamente irreconhecível, posicionada no meio de um campo alienígena.

O álbum traz épicos como “The Talisman”, “The Man Who Would Be King” e “When The Wild Wind Blows”, que possui 11 minutos de duração e encerra o disco com uma forte reflexão sobre paranóia, medo nuclear e o fim da civilização. Seu clima apocalíptico chamou atenção até fora do mundo do metal: a música foi utilizada na série The Walking Dead, mais especificamente no episódio “Morning Star” da 10ª temporada, em que o personagem Eugene canta trechos da canção pelo rádio.

O principal destaque ficou para o single “El Dorado”, que garantiu ao Iron Maiden sua primeira estatueta do Grammy Awards. Em 2011, o sexteto britânico foi vencedor na categoria de “Melhor Performance de Metal”.

Turnê contou com 6 shows realizados no Brasil

Para promover o álbum, o Iron Maiden realizou a The Final Frontier World Tour, que durou de 2010 a 2011 e passou pelas Américas, Europa, Ásia, Austrália e até o Oriente Médio. A excursão contou com shows grandiosos e produções visuais impressionantes, com cenários que remetiam ao espaço e à ficção científica, complementando a temática do álbum.

No Brasil, a banda realizou 7 shows em março de 2011, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Olinda e Curitiba. Além disso, a turnê conta com um registro oficial, o álbum En Vivo!, que teve sua gravação em abril de 2011, no Estádio Nacional do Chile, em Santiago. Seu lançamento mundial aconteceu em março de 2012.

Rumores que o ‘The Final Frontier’ seria o último álbum do Iron Maiden

Após o anúncio de The Final Frontier os fãs ficaram inquietos pois surgiram rumores que esse seria o último álbum do Iron Maiden.

No fórum MaidenFans surgiu uma discussão que citava uma entrevista dada ao Aftonbladet em 2006, onde Steve Harris supostamente comentou que a banda só faria 15 álbuns de estúdio: “Desde o começo, eu disse que o Maiden faria 15 álbuns de estúdio…”. O link para a entrevista está quebrado, então fica só pelos rumores.

Em outra nota, numa entrevista ao Classic Rock em 2023, Steve admitiu que sempre quis fazer 15 álbuns e comentou em um tom levemente pessimista sobre o futuro da banda. “Sempre achei que seria legal fazer quinze álbuns — o que já superamos”, respondeu Harris. “Daqui pra frente é só ladeira abaixo, né? [Risos.] Mas cada um de nós ainda está curtindo — talvez mais do que nunca — talvez porque sabemos que estamos chegando ao fim. Tentamos não pensar muito nisso, mas enquanto todos ainda estiverem aproveitando o que fazemos, vamos continuar enquanto der.”

Desde o lançamento de The Final Frontier, o Iron Maiden lançou os álbuns The Book of Souls (2015) e Senjutsu (2021).

LEIA TAMBÉM: A melhor música do Iron Maiden, segundo Steve Harris

Categorias: Notícias

Com um time formado por mais de 20 repórteres e fotógrafos, a redação do Wikimetal traz todos os dias notícias, coberturas, entrevistas e outros conteúdos relevantes no mundo do rock e do metal.