Ainda estamos de quarentena por aqui, mas, por sorte, o que não falta é música boa e com isso nossa série de bandas brasileiras para você conhecer e ouvir com a equipe do Wikimetal chega à 11ª edição!

Aqui selecionamos cinco bandas que acreditamos ser uma ótima pedida para te tirar do tédio da quarentena. Sente, relaxe e aproveite o som!

1) Alchemia, grupo de horror metal de São Paulo, lançou no dia 31 de outubro o disco Inception e celebrou a novidade com o single e clipe “Grind”, que você pode assistir clicando aqui. “A letra retrata uma discussão entre o consciente e o inconsciente, onde o consciente reclama para o inconsciente do porque ele permitiu determinadas ações que acontecem na vida de todos, mostra como a frustração e a dor nos fortalecem como seres humanos”, explicou Victor Hugo Piiroja, vocalista da banda.

Além de Piiroja, Alchemia é Rodrigo Maciel (guitarra), FIFAS (baixo), Alex Cristopher (bateria) e Wally D’Alessandro (teclado).

2) O Evil Politicians, de Curitiba, lançou em julho desse ano o primeiro EP da carreira. Intitulado No More Fear o trabalho traz três composições autorais além de uma releitura de “The Haunting (Somewhere in Time)”, do Kamelot, com um dueto do vocalista Bruno Martins com a cantora Isa Roddy.

Segundo uma declaração divulgada à imprensa, o EP fez parte de um processo contra a depressão do vocalista Bruno Martins e as canções líricas expõe essa luta enquanto a melodia traz um peso influenciado por Disturbed, Alter Bridge e Avenged Sevenfold. Ouça o EP No More Fear logo abaixo.

3) Formada em 2017, a banda Contralma traz um som baseado no nu metal, porém sem esquecer de suas raízes na música brasileira e carrega em si o espírito de justiça e integridade, abordando esses temas em suas letras. Ouça abaixo “Lacuna dos Inocentes”, um belo exemplo dessa mistura de influências.

Contralma é Erso (guitarra), Rafael Moura (baixo), Guto Belina (bateria), Rappa Nui (vocal) e Shaka Ranzarth (guitarra).

4) Com hardcore de inspiração, o grupo carioca Dias de Guerra, formado em 2009, divulgou um clipe retratando a realidade de crianças da favela do Rio de Janeiro. A importante mensagem do clipe de “Chagas” é um dos temas centrais da banda, já que muito é inspirado em suas vidas pessoais.

“Realizar esse projeto foi um marco não só profissional, por ser o primeiro videoclipe da banda, mas também foi algo marcante na vida pessoal de cada um de nós. O contato com a realidade daquela comunidade e com as pessoas que ali vivem.”, disse Bruno Oliveira, baixista da banda.

Além de Bruno, Dias de Guerra é Rafael Novaes (guitarra) e Michel Santos (vocal). Assista o clipe logo abaixo.

5) Paulo Rocha (guitarra e voz), Guto Gonzales (bateria) e Alexandre Marques (baixo) formam o Science Toys, uma banda de São Paulo que acaba de lançar o segundo single “Arrows”, sucessor de “Hybrid”, divulgado em setembro de 2019.

O som é uma mistura de grunge com rock alternativo, salientando os riffs fortes de Rocha. Confira “Arrow” logo abaixo.

Jornalista musical desde 2016, foi editora do Wikimetal, onde uniu suas duas grandes paixões: música e escrita. Acredita que a música pesada merece estar em todos os lugares e busca tornar isso realidade. Slipknot, Evanescence e Bring Me The Horizon não podem faltar na sua playlist.