Ontem (09), o Pai do Rock ‘n’ Roll, Little Richard, nos deixou aos 87 anos, e homenagens de grandes nomes do gênero influenciados pelo artista, não faltaram.

A página oficial dos Beatles prestou sua homenagem ao cantor, postando uma foto da banda com o artista, e um postêr de um show que participaram juntos, no começo da carreira dos ingleses:

Paul McCartney, por sua vez, escreveu um texto para ressaltar a influência inevitável de Little Richard nos Beatles, “De ‘Tutti Frutti’ a ‘Long Tall Sally’ a ‘Good Golly, Miss Molly’ a ‘Lucille’, Little Richard entrou gritando na minha vida quando eu era adolescente. Devo muito ao que faço a Little Richard e seu estilo; e ele sabia disso. Ele dizia: “Ensinei a Paul tudo o que ele sabe”. Eu tive que admitir que ele estava certo.”, começa McCartney.

“Nos primeiros dias dos Beatles, tocamos com Richard em Hamburgo e o conhecemos. Ele nos deixava ficar em seu camarim e testemunhávamos seus rituais antes do show. Com a cabeça debaixo de uma toalha sobre uma tigela de água quente, ele de repente levantou a cabeça no espelho e disse: ‘Eu não posso fazer nada pois sou muito bonito’. E ele era.

Um grande homem com um adorável senso de humor e alguém que fará falta à comunidade do rock and roll e muito mais. Agradeço a ele tudo o que ele me ensinou e a gentileza que demonstrou ao me deixar ser seu amigo. Adeus, Richard e a-wop-bop-a-loo-bop.”, finaliza o texto.

Ringo Starr também prestou homenagens através de dois posts, afirmando que Little Richard era um de seus heróis na música, e desejando paz e amor para seus familiares e amigos.

Na outra postagem, escreveu que era uma noite para lembrar o artista e os meninos, se referindo aos seus companheiros dos Beatles.

As redes sociais oficiais de John Lennon relembraram Richard com um registro hilário e emocionante da época que a banda e o artista tocaram juntos.

“John: Costumávamos ficar nos bastidores do Star Club de Hamburgo e assistir Little Richard tocando. Ele costumava ler a Bíblia nos bastidores e, apenas para ouvi-lo falar, sentávamos e ouvíamos. Foi Brian Epstein que o levou a Hamburgo. Eu ainda o amo e ele é um dos melhores.

Little Richard: Eles vinham ao meu camarim e comiam lá todas as noites. Eles não tinham dinheiro, então eu paguei pela comida deles. Eu costumava comprar bifes para John. Paul entrava, sentava e olhava para mim. Ele não mexia os olhos. E ele dizia ‘Oh Richard! Você é meu ídolo. Apenas me deixe tocar em você. Ele queria aprender o meu pequeno grito, então sentamos ao piano gritando ‘Oooh!’ até que ele entendeu.”

A página oficial de George Harrison também prestou homenagem, ao postar uma foto dos artistas juntos, e uma fala de Harrison sobre Richard, dita no discurso da vez que os Beatles foram introduzidos ao Rock And Roll Hall Of Fame: “Obrigada à todos, principalmente aos rock ‘n’ rollers, e Little Richard – é tudo culpa dele, sério.”

O KISS prestou suas homenagens através de comentários de Gene Simmons e Paul Stanley:

“Infelizmente, Little Richard faleceu hoje. O pai fundador do Rock ‘N’ Roll, as contribuições dele não são exageradas. Eu tive a honra de encontrar Richard quando ele era mais velho, e fiquei em choque com sua presença. Ele me disse, ‘Eu sou o arquiteto do Rock ‘N’ Roll’, Amém!…Descanse em paz!”, escreveu Simmons.

“Little Richard é a pedra mais importante na construção do Rock & Roll. Um ícone. Um compositor e performer com uma personalidade compatíveis. Descanse em paz superstar.”, disse Stanley.

A página oficial do AC/DC também relembrou o legado de Little Richard, escrevendo, “Uma grande perda para o mundo do rock and roll! Uma multiplicidade de talentos que inspirou muitos!!!”

Jimmy Page relembrou a importância do músico em seu Twitter, escrevendo, “Descanse em paz, Little Richard, uma perda muito triste. Meus pensamentos estão com quem ele amava. Foram as músicas de Little Richard que começaram o rock ‘n’ roll. Eu tive a oportunidade de ouvir ele e sua banda no Newport Lounge em Miami e rapaz eles eram bons.”

O líder dos Rolling Stones, Mick Jagger, também tirou um tempo para escrever sobre a influência de Richard em sua carreira.

“Estou tão triste por ouvir sobre a morte de Little Richard, ele foi a maior inspiração do meu início da adolescência e sua música ainda tem a mesma energia elétrica bruta quando você a toca agora, assim como quando tocou pela primeira vez na cena musical em meados dos anos 50. Quando estávamos em turnê com ele, eu assistia seus movimentos todas as noites e aprendia com ele como entreter e envolver o público, e ele sempre foi muito generoso em dar conselhos para mim. Ele contribuiu muito para a música popular. Vou sentir sua falta Richard, Deus o abençoe.”

Keith Richards também se pronunciou sobre a perda, “Muito triste de saber que meu velho amigo Little Richard faleceu. Nunca terá ninguém como ele!!! Ele era o verdadeiro espírito do rock ‘n’ roll!”

Bob Dylan relembrou a importância de Richard em sua vida desde pequeno, através de emocionantes tweets:

“Acabei de ouvir as notícias sobre Little Richard e estou muito triste. Ele era minha estrela brilhante e a luz que me guiava de volta quando eu era apenas um garotinho. Ele foi o espírito original que me levou a fazer tudo o que eu faço.”

“Fiz alguns shows com ele na Europa no início dos anos 90 e passei muito tempo no camarim dele. Ele sempre foi generoso, gentil e humilde. E ainda uma dinamite como intérprete e músico e você ainda podia aprender muito com ele.”

“Na presença dele, ele sempre foi o mesmo Little Richard que eu ouvi pela primeira vez e fiquei impressionado ao crescer e eu sempre fui o mesmo pequeno menino. Claro que ele viverá para sempre. Mas é como se parte da sua vida se fosse.”

Nas respostas da homenagem a Richard, um fã compartilhou um registro incrível, em que mostra um jovem Dylan, que tem como nome real, Robert Allen Zimmerman, provavelmente nos tempos da escola, falando que “sempre irá lembrar” de entrar para a banda de Little Richard…Sem palavras, né?

Image

Um de seus maiores seguidores, a página oficial de Prince também relembrou Little Richard, “A influência de Little Richard na música não pode ser entendida. Ele não apenas abriu portas, ele destruiu todas as paredes para abrir o caminho aos que viriam depois dele. Descanse em paz, Rei do Rock ‘N’ Roll.”

No Brasil, o vocalista do Ratos do Porão, João Gordo, também prestou suas homenagens ao verdadeiro rei do rock ‘n’ roll:

Categorias: Notícias