Ícone do site Wikimetal
Sharon den Adel, do Within Temptation, em 2023

Sharon den Adel, do Within Temptation, em 2023. Crédito: Divulgação

Sharon Den Adel opina sobre letras políticas: “É importante para uma banda se posicionar”

Vocalista falou sobre reação dos fãs diante das opiniões políticas em algumas de suas músicas lançadas recentemente

Sharon Den Adel, vocalista do Within Temptation, falou sobre a reação dos fãs da banda diante das opiniões políticas em algumas de suas músicas lançadas recentemente, principalmente as que destacaram tópicos atuais como a guerra na Ucrânia e a morte suspeita de Mahsa Amini, uma mulher iraniana “detida” por não usar hijab – o lenço de cabeça que mulheres são obrigadas a usar na fé islâmica.

Em uma entrevista com o site Rock Antenne, Sharon disse [transcrição via Blabbermouth]: “Não sei como avaliar a resposta que tivemos até agora. Será que vai ajudar um pouco no final? Espero que sim. Não acho que causaremos um grande impacto com as escolhas que fizemos, mas é apenas para o debate na sociedade em geral. Acho importante que uma banda se posicione.”

Sharon Den Adel opina sobre letras políticas

A vocalista explicou: “É difícil dizer quanto impacto isso tem sobre nós no futuro. Mas acho que tivemos reações muito variadas a isso. As pessoas dizem: ‘Não seja político’. Há pessoas que estão realmente aplaudindo: ‘Finalmente, alguém está falando sobre isso’. Você sempre tem haters e amantes de alguma coisa. E acho que é esse o debate que estamos tentando levantar. Mesmo os haters, não me importo com o fato de odiarem, é o fato de estarem falando sobre isso. Mesmo o fato de odiarem talvez esteja gerando um debate dentro deles sem que percebam. É só tentar ter esse debate entre si: em que tipo de mundo queremos viver? E acho que é nisso que nós — não sei se pagaremos a conta eventualmente perdendo… Não temos escolha.”

Ela continuou: “Escrevemos um álbum que foi, em grande parte, inspirado pela Ucrânia. E quanto mais você fala sobre isso, mais envolvido você fica. Além disso, as organizações que você apoia ganham um rosto. Não é mais uma manchete. Os rostos das pessoas que você conheceu ao longo do caminho, que trabalham para essas organizações, ucranianos e também bandas com as quais trabalhamos, e músicos, se tornam pessoais porque a manchete é o rosto deles. Você pensa neles quando há outro ataque da Rússia. Você pensa: ‘Meu Deus. Espero mesmo que estejam bem’. E ainda temos contato com muitos deles.”

Questionada sobre as pessoas “se cansarem” de ouvir sobre as várias guerras que estão acontecendo ao redor do mundo, Sharon disse: “Sim, elas se cansam. Mas, infelizmente, as pessoas na Ucrânia não têm [a capacidade de desligar isso]. E as pessoas em Gaza e as pessoas no Brasil ou onde quer que algo esteja acontecendo com cartéis de drogas ou na Colômbia ou todas as coisas acontecendo politicamente, não é possível que as pessoas desistam de uma boa luta. Quando você começa a fazer isso, também é, tipo, quando você para com isso de novo? E você se envolve cada vez mais.”

Within Temptation lança documentário ‘The Invisible Force’

Recentemente, Within Temptation colaborou com a artista ucraniana e participante do Eurovision Jerry Heil no novo single “Sing Like A Siren”.

A música serve como trilha sonora para o documentário Whitin Temptation: The Invisible Force. A produção de 23 minutos acompanha com detalhes a viagem da vocalista Sharon Den Adel e seu marido, o guitarrista Robert Westerholt à Ucrânia em meio aos conflitos com a Rússia.

A sinopse oficial [via Blabbermouth] diz que Den Adel “viaja a Kiev para encontrar os fãs e oferecer a eles esperança durante uma apresentação em uma zona de guerra”.

LEIA TAMBÉM: Within Temptation lança videoclipe de “Sing Like A Siren” com participante ucraniana do Eurovision

Sair da versão mobile