Nevermore confirmou uma apresentação no Brasil com show exclusivo no Bangers Open Air 2026. Está será a segunda vinda da banda ao país, após a estreia em 2001.
A banda norte-americana inicia um novo capítulo, liderada pelos membros centrais Jeff Loomis, único membro original, e Van Williams. Formada em 1992, quando o vocalista Warrel Dane, o baixista Jim Sheppard e o guitarrista Jeff Loomis encerraram sua banda anterior, Sanctuary, Nevermore ganhou reconhecimento por seu som inovador e permaneceu ativa até a morte de Dane, em 2017 – embora tenha tido um breve período inativo de 2011 a 2024, depois que divergências internas levaram à saída de Loomis e Williams em 2011, ocasionando o cancelamento de turnês marcadas.
Sem o vocalista original, muitos fãs estão se perguntando qual será a formação que virá para o Bangers Open Air 2026. Confira a seguir tudo que sabemos até o momento:
A nova formação do Nevermore
Após especulação e uma incansável espera dos fãs, em dezembro de 2024 Jeff Loomis anunciou o tão aguardado retorno por meio de um vídeo intitulado Resurrecting The Dream, que apresentava imagens ligadas ao grupo e a frase “A New Chapter Rises”. A reunião, entretanto, não contaria com o baixista original Jim Sheppard, que se recusou a juntar-se novamente ao grupo alegando não ter sido consultado sobre o retorno da banda.
Segundo Loomis e Van Williams, a nova formação do Nevermore está completa e será anunciada em breve. A reestruturação contará com um novo vocalista e baixista, escolhidos através de audições feitas por Loomis e Van Williams, além de um segundo guitarrista, escolhido anteriormente. Os músicos também comentaram que estão se preparando para “o próximo capítulo do Nevermore” e prometeram que a espera irá valer a pena.
Loomis disse que a nova formação “honra nosso legado enquanto abre um novo caminho” e promete que a banda será “maior e melhor do que nunca foi”. Nevermore vem sendo escalada em alguns festivais, sendo anunciada recentemente no Wacken Open Air 2026, além do Bangers Open Air.
Hiato e morte de Warrel Dane
A morte repentina do vocalista Warrel Dane aconteceu em 12 de dezembro de 2017, aos 56 anos, devido a um ataque cardíaco. O músico estava em São Paulo trabalhando em seu segundo disco solo, Shadow Work, lançado posteriormente como álbum póstumo.
Na época, o Nevermore já estava em hiato e Dane havia afirmado que a banda não havia se separado. O falecido vocalista reconheceu que seria difícil continuar sem o guitarrista Loomis — insistindo que não faria outro disco do Nevermore sem ele. Com a morte de Warrel Dane, a banda oficialmente encerrou as atividades.
Porém, em 2024, alguns membros decidiram voltar, gerando reações mistas. Muitos fãs reagiram com expectativa em relação ao retorno, entretanto, fãs mais assíduos se perguntaram quem iria substituir Warrel e questionaram o fato de não terem consultado outro membro fundador, como o baixista Jim Sheppard.
Segundo Van Williams, a decisão de reformar o grupo sem Sheppard foi necessária, alegando que não há comunicação entre eles há anos. “Há pessoas que acham desrespeitoso não incluí-lo, mas aqueles que pensam assim não conhecem a história da banda e as dinâmicas de bastidores”, ressaltou Loomis.
Retorno em 2024 sem o cofundador e baixista Jim Sheppard
Jim Sheppard alegou não ser consultado sobre o retorno do Nevermore. Essa falta de contato se justifica pelo distanciamento entre Jim e os demais membros cofundadores Loomis e Van Williams. Alguns fãs consideraram desrespeitoso usar o nome da banda sem consultar um dos fundadores. Jim Sheppard e sua esposa, a brasileira Priscila Sheppard, levantaram essa argumentação frequentemente.
Em 29 de dezembro de 2024, dois dias após o anúncio da volta da banda, Priscila Sheppard, postou em seu perfil no Facebook uma declaração na qual critica Loomis e Williams pelo uso “desrespeitoso” do nome do Nevermore e explicando que Jim não foi consultado. “James nunca foi contatado sobre os planos de Van com Jeff usando o nome Nevermore. Lamento que você pense que James esteja envolvido. Não sabemos dos planos deles. É completamente desrespeitoso da parte deles usar o nome Nevermore sem consultar Jim Sheppard, já que ele é um dos fundadores da banda”, escreveu [via Antimusic].
Logo depois, Jim também expressou sua insatisfação por meio de uma nota oficial enviada ao site Blabbermouth, afirmando estar decepcionado por não ter sido consultado sobre os planos de retorno. Jim também afirmou que o nome Nevermore significa “sangue, suor e lágrimas”, e desejou “o melhor” para os dois, apesar da decepção.
Aposentado e vivendo no Alasca, Jim Sheppard também relembrou o espírito da banda em seus primeiros anos. “No meu coração, o Nevermore sempre será Warrel, Jeff e eu vivendo em um apartamento de um cômodo, escravos de uma máquina de gravação de oito canais, compondo loucamente sem parar.”
Embora haja ressentimento e algumas críticas, a banda finalmente irá retornar em 2026. Ainda não se sabe quem serão os novos membros, nem qual será a reação final de Jim Sheppard. Ou se haverá algum tipo de acordo ou reconhecimento especial para ele.
LEIA TAMBÉM: Bangers Open Air 2026 anuncia Nevermore, Onslaught e Crazy Lixx

