Ícone do site Wikimetal
Jon Schaffer

Jon Schaffer. Crédito: Divulgação

Jon Schaffer, do Iced Earth, foi liberado sob fiança; veja o vídeo

Após três meses em prisão federal, o guitarrista foi liberado mas ainda passará por julgamento

Jon Schaffer, compositor e guitarrista do Iced Earth, foi liberado sob fiança na última quinta-feira, 22, após passar quase três meses na prisão. O guitarrista de metal rapidamente se tornou um dos rostos da invasão ao Capitólio, organizada por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, depois que uma foto de Schaffer circulou online.

Schaffer se declarou culpado de duas acusações (obstrução de um processo oficial do Congresso e invasão de propriedade em áreas restritas do Capitólio enquanto armado com uma arma mortal ou perigosa), embora tenha sido originalmente acusado de seis crimes.

Apesar de Schaffer poder pegar até 30 anos de prisão, a CNN relatou que os promotores e a equipe de defesa de Schaffer concordaram em recomendar entre 3 e 4 anos de prisão para o guitarrista. Entretanto, a sentença será decidida pelo juiz Amit Mehta.

A libertação de Schaffer da prisão foi filmada pelo NewsNation Now. Um repórter fez uma série de perguntas a Schaffer quando ele saiu do confinamento, mas o músico permaneceu em silêncio enquanto caminhava acompanhado de uma mulher.

As condições de fiança do guitarrista são as seguintes:

Ainda mais, Jon Schaffer concordou com um acordo judicial e recebeu patrocínio do Programa de Proteção a Testemunhas. 

Conforme seu acordo de confissão, “Schaffer admitiu ser um dos primeiros indivíduos a empurrar as portas danificadas e entrar no prédio do Capitólio, forçando os oficiais a recuar. Schaffer e outros avançaram em direção a cinco ou seis oficiais do USCP que recuaram enquanto membros da multidão aumentavam dentro do Capitol e oprimiu os oficiais. Os oficiais finalmente implantaram um irritante químico para dispersar a multidão. Schaffer estava entre as pessoas que foram borrifadas no rosto, depois disso saiu segurando seu próprio spray nas mãos”.

Confira o vídeo aqui.

Sair da versão mobile