O Whitesnake foi formado em 1978 por David Coverdale, logo após a sua saída do Deep Purple. A banda nasceu dos músicos que já faziam parte da carreira solo do vocalista quando lançou os álbuns White Snake e Northwinds, mas apenas com o EP Snakebite, lançado sob o nome de “Whitesnake”, que a banda passou a existir.

O primeiro trabalho completo do Whitesnake, o álbum Trouble, foi lançado no mesmo ano, com Micky Moody e Bernie Marsden nas guitarras, Neil Murray no baixo, Dave Dowle na bateria e Jon Lord nos teclados. O álbum marcou as paradas britânicas. No ano seguinte, o Whitesnake lançou Lovehunter e em 1980 Ready an’ Willing com Ian Paice no lugar de David Dowle. Mas é apenas em 1982 que a banda rouba os holofotes ao lançar, no álbum Saints and Sinners, o hit “Here I Go Again”. No mesmo ano, o baterista Cozy Powell subsituiu Paice.

No álbum de 1983, Slide It In, o Whitesnake emplaca mais um hit, “Love Ain’t No Stranger”. O trabalho foi o último de Jon Lord com a banda, antes de voltar ao Deep Purple. Após um grande intervalo e a saída de Cozy Powell, é apenas em 1987 que o Whitesnake lança um novo álbum, auto-intitulado, que trouxe o clássico “Is This Love”. Em 1989, a banda lançou um álbum com Steve Vai nas guitarras, Slip Of The Tongue, que apesar de bem conceituado e recebido pela crítica, não vendeu o esperado. Coverdale então decidiu pôr fim a banda e continuar com um projeto paralelo com Jimmy Page.

Apenas em 1997 o Whitesnake se reuniu novamente lançando um álbum de faixas inéditas, Restless Heart. Em 2002, a banda saiu em turnê de comemoração dos 25 anos do Whitesnake, e desde então lançou ainda mais dois álbuns: Good To Be Bad (2008) e Forevermore (2011).

Com apenas David Coverdale como membro fixo da banda, o Whitesnake contou com inúmeros músicos renomados do rock, incluindo John Sykes, Vivian Campbell, Rudy Sarzo, Steve Vai, Warren DeMartini, Doug Aldrich e muitos outros.

Confira tudo que já publicamos sobre o Whitesnake aqui.

Categorias: Everything