Ícone do site Wikimetal
O guitarrista Jeff "Mantas" Dunn e o baterista Anthony "Abaddon" Bray, do Venon. Crédito: Reprodução/Gofundme

O guitarrista Jeff "Mantas" Dunn e o baterista Anthony "Abaddon" Bray, do Venon. Crédito: Reprodução/Gofundme

Venom: Mantas e Abbadon iniciam batalha judicial contra Cronos

Financiado pelos fãs, ex-membros brigam por direitos autorais do logotipo da banda

O guitarrista Jeff “Mantas” Dunn e o baterista Anthony “Abaddon” Bray, cofundadores da pioneira banda de black metal Venom, começaram uma batalha judicial contra o ex-companheiro de banda Conrad “Cronos” Lant. Mantas e Abaddon lançaram uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a financiar os gastos da disputa.

Desde 2023, Mantas e Abaddon lutam pela autoria da arte icônica do logotipo do Venon, além de reivindicar suas partes dos lucros com a venda dos álbuns que coescreveram e tocaram. Os álbuns em questão são: Welcome To Hell (1981), Black Metal (1982), At War With Satan (1984) e Possessed (1985).

Por meio de uma declaração conjunta, Mantas e Abaddon disseram [via Blabbermouth]:

“Estamos simplesmente pedindo o que é nosso por direito. Após décadas de conflitos evitáveis, queremos paz e um desfecho. Foi a honra de uma vida criar uma música que inspirou um gênero. O apoio de vocês nos ajudou a superar os melhores e os mais difíceis momentos.”

Os ex-membro ainda enfatiza que qualquer verba a mais arrecada na campanha de financiamento será doada à MacMillan Cancer Charity, devido à recente recuperação de Abaddon contra o câncer. “Se cada fã nos pagasse uma cerveja, poderíamos levar isso adiante”, acrescentam.

A disputa por direitos autorais no Venon

Os processos judiciais estão em andamento, com custos financeiros altos, que ainda estão se acumulando. Mantas e Abaddon estão pedindo aos fãs fiéis de Venom que contribuam para sua campanha, promovida com o apoio da distribuidora Plastic Head.

O conflito se intensificou em junho de 2024, quando Cronos processou Abaddon e a distribuidora Plastic Head Music Distribution Ltd., alegando violação de seus designs do Venom. Abaddon entrou com uma reconvenção, afirmando ser o verdadeiro autor do logotipo inicial da banda.

Em 31 de julho de 2025, a Secretária do Tribunal Superior, Amanda Michaels, proferiu uma sentença fundamental que favoreceu parcialmente ambos os lados.

Para Mantas e Abaddon, ambos agora com 60 anos, a luta não é apenas pelo legado, mas também por garantir que suas famílias possam se beneficiar da influência duradoura da banda.

Apesar da disputa acirrada, os dois ex-membros expressaram gratidão aos fãs: “Seu apoio faz a música acontecer, porque vocês inspiram almas. Depois de todos esses anos, ainda estamos aqui por sua causa.”

LEIA TAMBÉM: Venom consagra seu retorno à capital brasileira do metal extremo em Belo Horizonte

Sair da versão mobile