Imagens da última sessão de fotos oficial do lendário Kurt Cobain serão leiloadas na próxima semana em formato NFT, um token não-fungível, que tem sido usado com frequência no mercado da música.

A notícia foi anunciada pelo fotógrafo Jesse Frohman, responsável pelas fotos conhecidas como The Last Session. A famosa sessão ocorreu em 1993, cerca de seis meses antes do frontman do Nirvana cometer suicídio.

Ao compartilhar a novidade no Twitter, Frohman contou: “The Last Session NFT é uma exploração artística sobre as maneiras que a evolução das formas de mídia e tecnologia podem ser usadas para manter uma lenda como Cobain viva e celebrar seu impacto na música e nas gerações.”

O pacote completo conta com 104 imagens, entre elas muitas já conhecidas pelo público e outras nem tanto. Nas imagens inéditas podemos ver Kurt com os colegas de Nirvana Dave Grohl e Krist Novoselic.

Para acompanhar a coleção, o fotógrafo criou outros dois conjuntos para leiloar. Um deles é a é a edição Nevermind, em que 10 NFTs serão vendidos separadamente. Cada um dos tokens não-fungíveis receberá o nome de uma faixa do icônico álbum do Nirvana.

Já a segunda coleção foi intitulada In Utero e inclui um pacote de 20 imagens exclusivas, e cada uma dessas imagens contém uma edição de 5 NFTs.

O leilão de todas as coleções terá início no dia 3 de Maio às 12h, no horário de Brasília, e ficará disponível até às 19h do dia 7 de Maio. O lance inicial é de 27,27 ETH, aproximadamente R$ 400 mil. Veja todos os detalhes aqui.

Frohman disse que uma parte do dinheiro arrecadado no leilão será doado para a Jed Foundation, organização que foca na saúde mental de adolescentes e jovens adultos. A ONG é apoiada pela família de Kurt Cobain há alguns anos.

Entenda mais sobre NFT após o tweet.

O que são NFTs?
NFTs são tokens únicos comprados e vendidos em blockchain e podem vender praticamente qualquer coisa, porém no mercado da música o formato ficou famoso após o DJ e produtor 3LAU arrecadou mais de 11 milhões de dólares usando esse recurso.

Os NFTs podem representar arquivos digitais como arte, áudio, vídeos e outros. Eles são objetos que não podem ser trocados por outros iguais e por isso estão se tornando extremamente valiosos. Um relatório recente da NonFungible.com mostrou que o mercado de NFTs triplicou em 2020, com o valor total das transações aumentando em 299%. Como explica a Rolling Stone, o NFT funciona como uma espécie de ação da bolsa de valores.

Categorias: Notícias