Ícone do site Wikimetal
U2

U2. Crédito: Reprodução/Facebook

U2 lança EP surpresa ‘Days of Ash’, abordando políticas atuais

Composto por seis músicas inéditas, obra chega quase uma década após o último disco da banda

U2 surpreendeu fãs nesta quinta-feira, 19, com o lançamento do novo EP Days of Ash, composto por seis músicas inéditas que abordam questões sociais e políticas atuais. A obra chega quase uma década após o último material original da banda, Songs of Experience, de 2017.

De acordo com a própria banda, Days of Ash foi concebido como uma resposta imediata aos acontecimentos globais mais urgentes. As letras abordam temas como violência política, conflitos internacionais e histórias de pessoas que enfrentaram injustiças — incluindo homenagens a indivíduos cujas vidas foram tragicamente interrompidas.

A faixa de abertura “American Obituary” presta homenagem a Renée Good, a mulher de Minneapolis que foi morta a tiros durante uma operação do ICE nos Estados Unidos em janeiro. “Song of the Future” se inspira no movimento de protesto Woman, Life, Freedom no Irã e cita Sarina Esmailzadeh, jovem de 16 anos morta por forças de segurança iranianas durante as manifestações de 2022.

“One Life At A Time” homenageia o professor e ativista palestino Awdah Hathaleen, morto na Cisjordânia após um ataque de um colono israelense no ano anterior. “Wildpeace” é adaptação de um poema do escritor israelense Yehuda Amichai, interpretado pela artista nigeriana Adeola. “Yours Eternally” reúne uma colaboração com Ed Sheeran e Taras Topolia, vocalista da banda ucraniana Antytila, que chegou a atuar na linha de frente do conflito contra a Rússia.

Em nota à imprensa, o vocalista Bono disse que “foi emocionante ter nós quatro juntos novamente no estúdio durante o último ano”. Ele continuou: “As músicas de Days of Ash  têm um clima e tema muito diferentes das que vamos lançar em nosso álbum ainda este ano. Essas faixas do EP não podiam esperar. Essas músicas estavam impacientes para serem lançadas. São canções de desafio e consternação, de lamento. Canções de celebração virão depois, estamos trabalhando nelas agora. Porque, apesar de toda a maldade que vemos normalizada diariamente em nossas telinhas, não há nada de normal nesses tempos loucos e enlouquecedores. E precisamos nos posicionar contra eles antes de podermos voltar a ter fé no futuro” [via Variety].

Além das músicas, o lançamento acompanha uma edição especial da revista oficial da banda, Propaganda, com entrevistas, letras e comentários dos integrantes, celebrando os 40 anos da publicação.

LEIA TAMBÉM: The Edge, do U2, celebra cidadania irlandesa após seis décadas vivendo no país

Sair da versão mobile