Ícone do site Wikimetal
The Rolling Stones. Crédito: Reprodução/Instagram

The Rolling Stones. Crédito: Reprodução/Instagram

The Rolling Stones: Guitarra roubada nos anos 70 é encontrada em museu

Instrumento que pertenceu a Mick Taylor e Keith Richards estava em coleção recém-adquirida pelo Metropolitan Museum of Art de Nova York

Uma guitarra histórica dos Rolling Stones, que havia sido roubada na década de 1970, foi encontrada em uma coleção recentemente doada ao Metropolitan Museum of Art, em Nova York. O instrumento, uma Gibson Les Paul Standard sunburst de 1959, pertencia ao ex-guitarrista da banda, Mick Taylor, na época do crime.

Roubada em 1972, usada durante as sessões de gravação do álbum Exile On Main St., na mansão Villa Nellcôte, na Riviera Francesa, muitos acreditavam que a guitarra estava perdida para sempre. Segundo relatos da época, traficantes locais, para quem Keith Richards devia dinheiro, roubara a aguitarra. Ao todo, nove guitarras foram levadas, além de um baixo de Bill Wyman e um saxofone de Bobby Keys.

A história da lendária Les Paul

Taylor comprou a guitarra de Keith Richards, em 1967. Taylor usou a guitarra no infame show do Altamont Free Concert em 1969 e Richards usou durante a primeira aparição da banda no programa The Ed Sullivan Show, em 1964. Nomes como Jimmy Page e Eric Clapton também tocaram com a guitarra emprestada no passado.

Marlies Damming, gerente de negócios de Taylor, confirmou ao Page Six que a Les Paul de 1959 está entre os instrumentos obtidos pelo museu. O padrão “flamejante” do corpo da guitarra torna inconfundível que se trata da original.

“Existem inúmeras fotos de Mick Taylor tocando essa Les Paul, pois era sua guitarra principal até desaparecer. O interessante sobre essas Les Pauls vintage é que elas são conhecidas por suas chamas, que são únicas, como uma impressão digital”, explicou Damming.

Outra fonte não identificada disse ao veículo:

“Taylor afirma que nunca recebeu uma compensação pelo roubo e está perplexo sobre como sua propriedade foi parar na coleção do Met.”

O museu anunciou em maio uma “doação histórica de mais de 500 das melhores guitarras da era de ouro da fabricação de guitarras americanas”. Na época, a instituição chegou a mencionar o instrumento, destacando que a coleção incluía uma “guitarra Les Paul sunburst de 1959 usada por Keith Richards durante a primeira aparição dos Rolling Stones no The Ed Sullivan Show em 1964.”

O empresário Dirk Ziff doou a coleção, que inclui instrumentos que pertenceram a artistas como Roy Rogers e Mississippi John Hurt.

Em outras notícias sobre o Rolling Stones, o jornal The Sun informou no mês passado que as lendas do rock estão trabalhando em um novo álbum e planejam uma nova turnê. A publicação afirmou que Richards, Mick Jagger, Ronnie Wood e o baterista Steve Jordan estão trabalhando no sucessor de Hackney Diamonds, de 2023, desde abril.

LEIA TAMBÉM: 70000 Tons of Metal: Maior cruzeiro de heavy metal do mundo anuncia bandas e mudança na rota

Sair da versão mobile