Max Norman, produtor musical conhecido pelo trabalho com Ozzy Osbourne e outros nomes do metal nas décadas de 1980 e 1990, acusou os maiores sucessos de Led Zeppelin e Europe de plágio.

Ao discutir direitos autorais e a burocracia por trás do devido reconhecimento dos compositores das faixas, o produtor comentou alguns casos famosos. “Existe toda uma questão sobre Sting e The Police em ‘Every Step You Take’, o guitarrista veio com a ideia inteira e, basicamente, não ganha nenhuma parte dos royalties. E [fez] realmente a música inteira”, começou Norman em entrevista ao The Metal Voice (via Ultimate Guitar). “É a mesma coisa com Led Zeppelin roubando o Spirit em ‘Stairway to Heaven’”.

A acusação feita pelo produtor não é novidade. A banda Spirit processou Led Zeppelin por plágio da faixa “Taurus”, lançada três anos antes de “Stairway to Heaven”. A batalha nos tribunais se estendeu de 2014 até 2020, mas a banda de Jimmy Page saiu vitoriosa mesmo após recurso da acusação.

“Page roubou aquilo de outra pessoa, na verdade. Ele disse que Robert Plant falou ‘Olha, nós meio que roubamos isso’ quando fizeram ‘Stairway to Heaven’. E ele disse, ‘Apenas continue andando’. É algo famoso. Jimmy Page sabia porque conhecia a lei”, continuou Norman.

Já na acusação contra “The Final Countdown”, do Europe, o tema é mais próximo ao trabalho solo de Ozzy. O produtor sustenta que a música “é exatamente igual a uma de Randy [Rhoads], apontou sem citar a obra específica que supostamente foi plagiada. “Você simplesmente pegou tudo e transformou em uma nova música. Porque você está escrevendo novas letras e colocando uma melodia diferente, agora é uma nova música. Mas, para mim, isso não é justo. Você deveria dar créditos às pessoas por terem escrito um ótimo riff”.

LEIA TAMBÉM: Ex-guitarrista do Europe lamenta não ter processado Poison por plágio

Categorias: Notícias