Em 2005, Iron Maiden era uma das principais bandas no line-up do festival Ozzfest, se apresentando antes da formação original do Black Sabbath todas as noites. Insatisfeita com alguns desentendimentos dos bastidores, Sharon Osbourne organizou uma sabotagem contra Bruce Dickinson e companhia com uma “ovada” no palco.
Esse incidente constrangedor aconteceu em 20 de agosto, em San Bernardino, naquele que seria o último show da Donzela de Ferro no festival de Ozzy Osbourne. A rivalidade teria começado após comentários ácidos de Dickinson, nos bastidores e nos shows, para criticar o reality show da família Osbourne e o próprio cantor, segundo relata Sharon.
Durante a turnê, esse fato era desconhecido pelo próprio Príncipe das Trevas. “Eu não escutava e não queria saber, estava me preparando para meu show. Não fazia ideia”, disse Ozzy em entrevista ao programa de Howard Stern. “Eu cheguei a dizer, ‘Não os coloque na turnê, Sharon, porque eles são confusão’. Ninguém me escutou”.
Apesar da chuva de ovos no palco, invasão de um homem com a bandeira estadunidense em “The Trooper” e problemas técnicos suspeitos, como uma voz interrompendo o show do Maiden chamando “Ozzy! Ozzy! Ozzy!”, a banda seguiu o show normalmente e fez uma apresentação memorável, de acordo com relatos de testemunhas oculares.
LEIA TAMBÉM: “The Number of the Beast”: O dia em que Bruce Dickinson arremessou uma cadeira no estúdio
“Desde o momento em que subiram ao palco, eles sofreram perda de potência [elétrica] em pelo menos três ocasiões e foram continuamente bombardeados com gelo, tampas de garrafa e ovos, entre outras coisas. Uma pessoa da plateia cuspiu no vocalista Bruce Dickinson”, contou David Priest, editor da revista On Track ao Blabbermouth.
Ciente da orquestração daqueles incidentes aparentemente vindos do público, Dickinson provocou durante o show. “Você nunca vai ouvir Iron Maiden em uma rádio dos Estados Unidos ou na MTV e certamente não nos verá em um reality show”, disparou.
Na visão de Sharon, o comportamento de Dickinson era motivado por “inveja”, uma vez que a banda recebia US$ 185 mil por noite e um ótimo tratamento por parte da organização do evento. A solução encontrada pela empresária foi sabotar a apresentação dos britânicos com os ovos, algo que ela confessou publicamente.
LEIA TAMBÉM: Ozzy Osbourne levava desfibrilador para turnês: “Sharon não o deixaria perder um show”, conta Dee Snider
“Contratei 200 jovens latinos, entreguei um carregamento de ovos a eles. Eles atiraram com tudo”, narrou. “Então fui ao palco e disse, ‘Olha, não f***m com a gente, não sejam desrespeitosos, é isso que vocês ganham. Saiam do meu palco’”. Fãs presentes lembram que ela subiu ao palco depois do show do Maiden para elogiar a banda, mas reclamou do “vocalista babaca e desrespeitoso”.
O motivo para a confusão foi confirmado por Zakk Wylde, que estava na turnê com o Black Label Society. “A coisa toda foi ridícula. O que deveria ter acontecido era Sharon apenas conversar com o empresário do Iron Maiden e dizer, ‘Ei, fala para o seu pessoal calar a boca. Se ele falar mais alguma coisa, estão fora’. E seria só isso”, comentou ao site Knac.com (via Blabbermouth) em 2010. “Quer dizer, quantos anos nós temos? Qual a idade de Bruce Dickinson? Você esperaria isso de um adolescente de 18 anos, tipo a batalha de bandas no ensino médio?”
LEIA TAMBÉM: Tommy Clufetos comenta ódio recebido durante turnê final do Black Sabbath: “Precisa ser casca grossa”