Klaus Meine, vocalista do Scorpions, falou sobre sua decisão de alterar a letra da clássica “Wind Of Change”, mas ressaltou que Scorpions não é uma banda política.
“Wind Of Change” é uma música anti-guerra que a banda de rock alemã lançou após se apresentar no Moscow Music Peace Festival, em 1989. Porém, a banda alterou a letra, que agora diz: “Agora ouça meu coração / Ele diz Ucrânia / Esperando o vento mudar”. A estreia da nova letra aconteceu em março de 2022, no show de abertura da turnê Sin City Nights no Zappos Theater do Planet Hollywood Resort & Casino em Las Vegas.
Em entrevista à 89 Rádio Rock, Klaus Meine falou sobre a faixa [transcrição via Blabbermouth]:
“Bem, basicamente não somos uma banda política, mas o Scorpions sempre foi uma banda que constrói pontes entre culturas, entre países. E talvez seja porque crescemos à sombra do Muro de Berlim, crescemos em tempos de Guerra Fria. Sempre quisemos unir as pessoas com a música de uma forma pacífica. Então, sim, eu mudei a letra há alguns anos, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, e a transformei em uma declaração, em um ato de solidariedade com a Ucrânia.”
Em 2015, o guitarrista Rudolf Schenker, falou sobre a inspiração para a versão original de
“Wind Of Change”:
“Queríamos mostrar ao público na Rússia que uma nova geração de alemães está surgindo. Eles não estão vindo com tanques e armas para fazer guerra — eles estão vindo com guitarras e rock ‘n’ roll e trazendo amor!”
LEIA TAMBÉM: Scorpions: Assista ao primeiro trailer da cinebiografia ‘Wind of Change’

