A voz inconfundível de Robert Plant voltou com novidades. Ao lado de sua banda Saving Grace, o lendário vocalista do Led Zeppelin lançou nesta quinta-feira, 4, uma releitura da faixa “Chevrolet”. A música é o primeiro single do álbum de estreia do grupo, também intitulado Saving Grace, que tem lançamento marcado para o dia 26 de setembro pela Nonesuch Records.
A nova versão de “Chevrolet” é uma reimaginação de “Can I Do It For You”, canção de Memphis Minnie de 1930, e faz parte do que Plant descreve como “um livro de canções sobre o que foi perdido e encontrado”.
O projeto nasceu durante o lockdown no interior da Inglaterra. Enquanto suas aventuras mais recentes foram em Nashville, com o aclamado álbum Raise The Roof (2021) ao lado de Alison Krauss, foi no campo que Plant se conectou com esse novo grupo de músicos. A banda é formada por Suzi Dian (vocal), Oli Jefferson (bateria), Tony Kelsey (guitarra), Matt Worley (banjo e instrumentos de corda) e Barney Morse-Brown (violoncelo).
“A gente ri muito, de verdade. Acho que isso combina comigo. Gosto de rir”, conta Plant. “Sabe, não consigo encontrar nenhuma razão para ser muito sério sobre qualquer coisa. Não estou esgotado. A doçura de tudo isso… São pessoas doces e estão tocando tudo o que nunca conseguiram antes. Eles se tornaram estilistas únicos e juntos parecem ter chegado a um lugar muito interessante.”
O processo de gravação de Saving Grace
Em entrevista à revista Rolling Stone, Plant revelou que o processo de criação do álbum foi bastante orgânico e pastoral, contrastando com a pressão da carreira pós-Led Zeppelin.
“Começamos com um microfone em um pedestal no meio de um campo”, explicou. “Montamos uma pequena mesa de som. Ficávamos a uns quatro metros de distância uns dos outros e, um por um, íamos até o microfone. Na última faixa do disco, você pode ouvir alguns pássaros cantando, porque gravávamos nossa parte individualmente e nos afastávamos do microfone. Foi um experimento que me levou de volta ao Physical Graffiti com o Led Zeppelin, quando gravei vários vocais ao ar livre.”
Produzido por Plant e pela banda, o álbum respira nova vida em uma coleção de músicas seculares, incluindo canções de artistas como Bob Mosley (Moby Grape), Blind Willie Johnson, The Low Anthem e LOW.
Após uma extensa turnê pela Europa, Robert Plant e Saving Grace se apresentarão pela primeira vez nos Estados Unidos no segundo semestre.
Saving Grace tracklist:
- “Chevrolet”
- “As I Roved Out”
- “It’s A Beautiful Day Today”
- “Soul Of A Man”
- “Ticket Taker”
- “I Never Will Marry”
- “Higher Rock”
- “Too Far From You”
- “Everybody’s Song”
- “Gospel Plough”
LEIA TAMBÉM: Robert Plant explica porque não toca as músicas mais famosas do Led Zeppelin em seu show solo

