Hayley Williams revelou que não toca guitarra com o Paramore em função de comentários machistas que não apreciam o talento das mulheres. O bate-papo aconteceu no podcast Face-to-Face que é apresentado pelas integrantes do Wet Leg, Rhian Teasdale e Hester Chambers.
A conversa sobre a misoginia no mundo da música começou com uma fala de Rhian: “Eu acho que, para nós, uma das coisas mais difíceis ou mais irritantes de ser mulher é provavelmente os comentários super estúpidos na internet. Tipo, ‘Ah, ela está segurando a guitarra mas não está tocando de verdade’”.
“Quando, por exemplo, eu só não estou usando a guitarra mas aí eu vou precisar dela no refrão ou algo assim, sempre vai ter um comentário tipo, ‘Garotas não deveriam tocar guitarra, mulheres não deveriam tocar guitarra’, e é só — é tão ultrapassado, mas ainda está ali! E eu só odeio isso tanto e é tão frustrante” (transcrição via Tenho Mais Discos Que Amigos!).
Hayley, então, logo contou o seu lado da história: “Eu conheço essas pessoas tão bem, e eu nem toco guitarra no palco. Eu nem me atrevo, porque eu amo tocar guitarra mas eu não sei se daria conta de… homens. Eu te entendo tanto. Eu só odeio que as pessoas sequer precisem apontar isso. Eu não penso sobre o meu gênero nem um pouco, especialmente quando estamos fazendo música. Simplesmente não faz parte da questão”.
A apresentadora Hester complementou dizendo que esse sexismo é algo assustador que pode causar bloqueios quando não se está confortável com a situação, especialmente em shows para um grande público.
A vocalista já havia demonstrado suas habilidades com o instrumento quando gravou o álbum solo Flowers for Vases/Descansos (2021), além do Tiny Desk, em que se mostrou bastante nervosa. “O pouco de guitarra que toquei no Tiny Desk foi tipo, ‘Ah, Deus. Vai acontecer. Eu vou ver aqueles comentários’. Mas, bom, foda-se”, comentou Williams. A performance pode ser assistida ao final desta matéria.
Por fim, o Paramore desembarca no Brasil em março para três apresentações que devem promover o novo álbum da banda, que estreia em fevereiro.
LEIA TAMBÉM: Hayley Williams interrompe show do Paramore por briga: “Pareço uma professora”