A vocalista finlandesa Noora Louhimo, conhecida por ser seu trabalho no Battle Beast por mais de uma década, anunciou sua saída na última segunda-feira, 15 de dezembro. Em declaração recente, ela explicou que decidiu se afastar da banda para buscar novos caminhos criativos e realizar seu potencial artístico fora das exigências da rotina do grupo.
Por meio de uma entrevista ao site Chaoszine, Louhimo, que integrou o Battle Beast por 13 anos e ajudou a banda a conquistar fãs ao redor do mundo com sua voz poderosa, disse que o intenso calendário de álbuns, turnês e compromissos acabou limitando sua capacidade de explorar projetos paralelos, em especial sua carreira solo.
“Bem, para mim tem sido um processo longo. Nada acontece num instante, nem nada do tipo. Mas tantas coisas aconteceram na minha vida. Situações como problemas de saúde, as pessoas ouviram falar dos meus problemas de saúde com a artéria [rompida]. E um ano antes disso eu sofri um acidente de carro — e coisas assim que realmente me fizeram priorizar o que eu quero na vida. Talvez por causa desses eventos também eu tenha começado a pensar sobre o que eu quero fazer na vida e o que eu quero alcançar”, contou.
“E como no Battle Beast os horários são muito exigentes, é sempre ou você está gravando um álbum com eles, ou preparando um álbum, ou está em turnê. Não há tempo para uma carreira solo ou qualquer outra coisa que você queira fazer, tipo, algo extra. E isso se tornou um problema muito grande para mim. Porque eu sou uma artista e preciso fazer coisas diferentes para me expressar, para me sentir bem.” cumprido”.
Novos projetos e carreira solo
A cantora já havia lançado, em 2021, seu primeiro álbum solo, Noora Louhimo Experience. Mas, desde então, teve pouco tempo para desenvolver novos trabalhos musicais fora do Battle Beast. Segundo ela, essa necessidade criativa se tornou “grande demais para ser ignorada” e foi decisiva para sua saída.
Louhimo também disse que comunicou sua decisão de forma respeitosa e honesta tanto para seus companheiros de banda quanto para os fãs, com quem sempre cultivou uma forte conexão. Revelou ainda que enfrentar a possibilidade de desapontar parte do público foi um dos momentos mais difíceis dessa transição.
Agora livre das obrigações com a banda, Noora confirmou que está totalmente focada em sua carreira solo. Ela já trabalha em novas composições e projetos variados, com planos de lançar singles antes do álbum completo. A artista afirmou que pretende explorar diferentes gêneros e colaborações, mantendo aberta a possibilidade de voltar ao heavy metal no futuro.
“Estou definitivamente cem por cento [focada na] minha carreira solo. E estou muito animada com o futuro e com as coisas que acontecerão. Já tenho muita música na cabeça e em produção que será lançada em breve. E, sim, muitos projetos diferentes nos quais quero me envolver”, completou.
O Battle Beast, por sua vez, anunciou a brasileira Marina La Torraca como nova vocalista. O feito marca o início de uma nova fase para a banda e para Louhimo separadamente.
LEIA TAMBÉM: Battle Beast anuncia brasileira Marina La Torraca como nova vocalista

