Ícone do site Wikimetal
Nirvana

Nirvana. Crédito: Reprodução/Facebook

Nirvana: Primeiro vinil tocado em rádio está em leilão

‘Love Buzz’ está disponível para lances em casa de leilão online

O primeiro disco de vinil teste do Nirvana tocado em rádio, Love Buzz, está em leilão na Goldin, local internacional de leilões online. Atualmente o lance está na casa dos milhares, cerca de US$ 16.000 (R$ 85.410,00 na cotação atual) com possíveis atualizações até dia 13/11/2025, data final das ofertas.

Acompanhado por um certificado de autenticidade Scott Vanderpool, a edição, contudo, é uma prensagem teste que contem o cover “Love Buzz” da banda holandesa Shocking Blue lançada em 1969 no álbum At Home. A tiragem é uma raridade, produzida apenas dez unidades.

Como resultado, trazendo uma nova versão, o single passa a ser mais denso, pesado e psicodélico. Alcançando um vasto público, a banda incluiu a música no álbum Bleach, de 1988.

Processo de confecção de ‘Love Buzz’

Afinal, o exemplar de 7 polegadas foi produzido pela fábrica da gravadora independente de Seattle, Sub Pop. Produziam-se materiais de testes em quantidades extremamente menores justamente para ter um controle adequado de qualidade sonora.

A rádio KCMU transmitiu oficialmente a primeira gravação de estúdio da banda em novembro de 1988.

Vanderpool funcionário da Sub Pop e Dj na KCMU na época, conseguiu receber em mãos um dos exemplares, ele relata (via Loudwire):

“Conheci Jon Poneman (cofundador da Sub Pop) na KCMU, onde nós três éramos DJs voluntários”, recordou Vanderpool em seu certificado de autenticidade. “Ele me foi entregue por Jon segundos depois de chegar pelo correio da fábrica de prensagem… Enquanto eu trabalhava na Sub Pop, qualquer prensagem de teste que chegasse, eu imediatamente levava para a rádio para tocar no programa ( Audioasis ), então sua prensagem de teste do Nirvana tem a distinção de ser a primeira gravação de estúdio do Nirvana a ser tocada no rádio em qualquer lugar.”

LEIA TAMBÉM: “Bebê Nirvana” perde processo contra a capa do álbum ‘Nevermind’

Sair da versão mobile