Ícone do site Wikimetal
Megadeth. Crédito: Reprodução/Instagram

Megadeth. Crédito: Reprodução/Instagram

Mustaine revela por que próximo álbum será o último da carreira do Megadeth

Vocalista e guitarrista explica decisão de encerrar a carreira quando sentisse que não “conseguisse dar 100% todas as noites”

O Megadeth confirmou o lançamento de um álbum final, autointitulado, para janeiro de 2026, e a turnê de despedida terá início no mesmo ano.

Em entrevista ao programa Trunk Nation With Eddie Trunk Dave Mustaine explicou que o desgaste físico influenciou diretamente a decisão de encerrar a trajetória da banda. Ele relatou dores persistentes nas mãos, problemas na coluna e no pescoço, além de discos deslocados no tronco. Fatores que tornaram cada vez mais difícil garantir a performance ao vivo com a intensidade exigida pelo repertório pesado do grupo.

“Já fazia um tempo que isso vinha se arrastando — eram problemas físicos com as minhas mãos… E havia outras dificuldades por causa de todos os problemas no meu pescoço e tronco. Toda aquela região tem artrite e hérnias de disco. Eu tenho uma fratura na coluna lombar. Claro, você sabe que tenho a coluna fundida, na altura dos ombros, no pescoço. E muita coisa”, disse o vocalista e guitarrista. [transcrição via Blabbemouth].

Mustaine admitiu que, embora o novo álbum já esteja finalizado, houve um momento em que precisou conversar com a família e os colegas de banda antes de decidir pelo fim da era. Segundo ele, não queria sair dos palcos de forma forçada ou sem estar disposto a dar 100% nas apresentações.

“Eu sempre disse que quando chegasse ao ponto em que eu não conseguisse dar 100% todas as noites, seria quando eu começaria a considerar diminuir o ritmo. E não era que eu não conseguisse dar 100%, porque terminamos o disco, e acho que fizemos um bom trabalho, mas houve um período em que estávamos trabalhando e eu disse ao meu empresário: ‘Não sei por quanto tempo mais consigo fazer isso. Minhas mãos estão doendo muito”.

Ele continuou: “E a resposta ficou clara para mim: quando terminarmos o disco, eu já saberei como ele vai se sair. Se o disco for muito bem, então poderei fazer uma última turnê realmente boa. E a parte da despedida é meio que a mesma coisa, não é? Temos algumas datas que queremos tocar para nos despedirmos dos nossos amigos. Temos muitas turnês pela frente para fazer nossa despedida da maneira adequada”.

O vindouro álbum de despedida, intitulado Megadeth. O lançamento está previsto para para 23 de janeiro de 2026 pelo selo Tradecraft, do vocalista Dave Mustaine.

Além das 10 faixas, Dave Mustaine informou que a banda gravou três músicas adicionais como bônus, uma delas é a versão de “Ride The Lightning”, do Metallica. O guitarrista e vocalista também anunciou o lançamento do novo livro de memórias, cujos detalhes serão revelados nos próximos meses.

No brasil, a banda confirmou única apresentação no dia 2 de maio de 2026, no Espaço Unimed, em São Paulo. Os ingressos já estão esgotados.

LEIA TAMBÉM: Comportamento de ex-membro impede reunião do Megadeth, diz Dave Mustaine

Sair da versão mobile