Mikael Åkerfeldt, vocalista do Opeth, prestou homenagem ao Ace Frehley, ex-guitarrista e membro fundador do KISS, morto na última quinta-feira, 16 de outubro, aos 74 anos, dizendo que Ace era “o cara mais descolado dos quatro originais”.
Por meio das redes sociais de sua banda, Mikael escreveu um longo depoimento:
“É com grande tristeza e choque que nos despedimos e agradecemos a Paul ‘Ace’ Frehley. Um farol de rock para guitarristas do mundo todo. Uma influência enorme para muitos, sem falar para mim e para Fredrik. Para mim, Ace era o cara mais descolado dos quatro originais. Ele tinha um tipo de arrogância que quase definia o próprio termo. Uma espécie de Keith Richards rockeiro, embora com maquiagem prateada e salto plataforma. O Kiss foi uma introdução à minha ‘escola de rock’. Todos os meus amigos de infância eram fãs do Kiss, e muitos deles consideravam Ace o astro do rock definitivo.
Ace Frehley era incrível. Pura e simplesmente. Penso nele agora, não apenas como o grande guitarrista que balançava da ‘esquerda para a direita’ com a Gibson Les Paul fumegante, mas também como aquele cara jovial que contradizia/desafiava o maneirismo genérico (e às vezes bobo) de astro do rock dos ‘chefes’, Gene e Paul. Afinal, o ‘astronauta’ era humano. Se você ainda não viu Ace Frehley soltar umas piadas e gargalhadas durante a entrevista do Kiss com Tom Snyder em 1979, recomendo fortemente que o faça. Sua risada foi tão contagiante quanto a da clássica e comovente interpretação ao vivo de ‘Are You Lonesome Tonight’ de Elvis Presley, de 1969. Impagável!
É provável que haja uma reunião com minha coleção do Kiss hoje à noite. Dito isso, eu faço isso o tempo todo, de qualquer forma. Independentemente de quaisquer eventos trágicos como o que estamos vivendo atualmente. Ace Frehley fará falta a milhões. Nossas mais profundas condolências à sua família, amigos, colegas e fãs. Com amor, Opeth”.
O adeus ao Ace Frehley, eterno Spaceman
Ace Frehley morreu na última quinta-feira, 16 de outubro, aos 74 anos. A causa exata da morte não foi revelada, mas um comunicado nas redes sociais do músico, postado nesta sexta-feira, 17, informa que Ace morreu após uma queda no estúdio, em sua casa.
Rumores sobre a morte de Ace Frehley e homenagens precipitadas começaram a circular pela internet na tarde de quinta-feira, 16. Conforme o site TMZ, o guitarrista estava sendo mantido vivo com a ajuda de aparelhos após sofrer uma queda em casa. O acidente teria resultado em uma hemorragia cerebral. O portal ainda informou que a família decidiu desligar os aparelhos: “fontes familiarizadas com a situação de Ace nos disseram que ele sofreu uma hemorragia cerebral quando caiu em seu estúdio algumas semanas atrás”.
Ace Frehley havia cancelado todas as datas da turnê de 2025, previamente anunciadas, devido a “problemas médicos” não especificados, após uma hospitalização recente. O anúncio do músico veio duas semanas após cancelar apresentação no Antelope Valley Fair, California, depois de sofrer ferimentos leves em uma queda em casa. Ace também estava trabalhando no novo álbum Origins Vol. 4.
Ao lado de Gene Simmons, Paul Stanley e Peter Criss, Ace fundou o KISS, onde permaneceu de 1973 a 1982, deixando a banda devido a diferenças criativas e problemas com drogas.
LEIA TAMBÉM: Queda no estúdio ocasionou a morte de Ace Frehley, afirma comunicado

