Durante o Grammy Awards em fevereiro de 2017, aconteceu uma colaboração inesperada e memorável: a estrela pop Lady Gaga e o Metallica se juntaram para uma performance de “Moth Into Flame”, faixa do álbum Hardwired… to Self-Destruct (2016), o mais recente do Metallica na época.
Porém, uma sequência de eventos inconvenientes quase tornaram a apresentação um desastre.
Tudo começou quando a atriz Laverne Cox introduziu a banda ao palco, mas não a mencionou, chamando apenas Lady Gaga. Através do X, um pedido de desculpas pelo ocorrido, direcionado ao Metallica e aos fãs, foi postado pela atriz.
Em seguida, no início da música, uma falha grave surgiu: o microfone de James Hetfield estava mudo, e não havia sinal de que o problema seria resolvido. Gaga percebeu a situação e se aproximou do vocalista com seu microfone, que funcionava corretamente. Assim, ambos cantaram juntos de maneira improvisada, mas para Hetfield, isso tornou a colaboração mais especial.
“Me senti envergonhado – não ficava irritado assim há muito tempo. Quando algo fora do meu controle dá errado, ainda me chateio. Tenho certeza de que isso tem a ver com outras coisas do meu passado, mas me senti impotente. Concordo que acabou sendo uma benção, porque cantei no microfone com a Lady Gaga – talvez até mais do que ela gostaria. Pareceu mais com uma colaboração de verdade por causa disso˜, disse Hetfield ao New York Post.
Vídeos da performance como ocorreu são praticamente impossíveis de encontrar, mas há registros dos ensaios, que demonstram como tudo estava planejado para acontecer. É possível conferir o ensaio em uma sala, mais “comportado”, e outro já no palco, com direito a pirotecnia e dançarinos.
O encontro que uniu Metallica e Lady Gaga
O baterista Lars Ulrich contou ao Access Hollywood como surgiu o contato com a cantora e o convite para estar na apresentação: “Fomos perguntados se participaríamos do Grammy novamente. Eles nos encorajam a considerar ‘Tem alguma colaboração que achariam legal fazer?’. Dissemos ‘Vamos pensar’. Então, estava em um jantar (com Gaga), e nós sentados um do lado do outro, conversando. Pensei ‘Espera, isso seria legal’. Daí disse ‘Faremos o Grammy daqui uns meses, quer participar com a gente?’ e ela respondeu ‘Sim, seria ótimo!”
Uma curiosidade é que o jantar em questão ocorreu na casa do ator Bradley Cooper, que estava com Gaga na pré-produção do filme Nasce Uma Estrela (2018), dirigido por ele e estrelado pelo par.
LEIA TAMBÉM: Fãs reagem à versão do Megadeth de “Ride The Lightning”

