O concurso sem fins lucrativos Come To Latin America, financiado pelo Governo Finlandês, elegeu no dia 10 de agosto o grande campeão: Where’s My Bible. Eleita pelo público latino-americano, a banda finlandesa que é de uma pequena cidade finlandesa chamada Heinola, faz uma mescla musical entre o deathcore e o death n’ roll, sendo a musicalmente mais extrema das três bandas finalistas.

Com a ideia de colocar culturas diferentes juntas, e debater as diferentes questões entre as culturas do Brasil e da Finlândia e sobre a música na infância e na adolescência, um dos jurados do concurso, o vocalista e guitarrista Marcus D’Angelo, da banda brasileira Claustrofobia, realizou um bate papo com o guitarrista Toni Hinkkala, da banda vencedora Where’s My Bible. O vídeo da entrevista já está disponível e pode ser conferido agora:

Sobre o concurso:

O metal pode ser considerado um pária em muitas nações do globo, entretanto, na Finlândia este é um estilo musical presente na cultura e bastante prestigiado pela população, com ampla presença nas grandes mídias, rádios e, portanto, na vida dos habitantes do país. 

Uma das ações de maior abrangência do governo para fomentar a cultura local é o financiamento de projetos através do Ministério da Educação e Cultura. Em pauta neste momento temos o concurso Come To Latin America, destinado a bandas emergentes de metal finlandês, com o objetivo de difundir a música, promover a cultura do país e colaborar com a quebra de alguns preconceitos que ainda existem em torno do heavy metal. O projeto em formato híbrido prevê alcançar aproximadamente 10 milhões de pessoas entre jurados, público participante e atrações. 

O júri do concurso Come To Latin America, formado por mais de 100 músicos latino-americanos, jornalistas, radialistas, organizadores de festivais e profissionais ligados ao entretenimento ao vivo, escolheu as três bandas finalistas e o público latino-americano escolheu o vencedor. 

Where’s My Bible recebe como vencedora da competição um acordo de distribuição com a Nuclear Blast por meio da subsidiária Blood Blast Digital Distribution – uma das maiores gravadoras do nicho do mundo e que atua como parceira da iniciativa.

Categorias: Notícias