A revista Kerrang! listou em seu site oficial os discos mais caros do rock e do metal de todos os tempos. A lista traz nomes como Metallica, AC/DC, Foo Fighters e Korn, entre outros.

Segundo a revista, o disco mais caro foi Chinese Democracy, do Guns N’ Roses. Talvez isso não surpreenda os fãs de rock, especialmente porque o trabalhou levou mais de uma década para ser finalizado – algo que a revista fez questão de contabilizar na conta. O valor chegou a $13 milhões de dólares devido ao número enorme de músicos que foram contratos para o álbum, além das diversas sessões de gravações que foram necessárias.

O segundo álbum mais caro da história é Hysteria, do Def Leppard, que levou cerca de três anos para gravar os 62 minutos finais. O valor chegou a $4.5 milhões pois sofreu diversos atrasos devido a problemas pessoais, problemas de saúde e até um acidente de carro do produtor Mutt Lange.

Com um gasto de $4 milhões de dólares, o disco Untouchables do Korn ocupa a terceira posição da lista. O álbum levou dois anos para ser feito e cinco meses foram dedicados apenas para os vocais de Jonathan Davis que muitas vezes chegava no estúdio, cantava uma nota e ia embora, dizendo que sua voz não estava boa suficiente.

The Darkness entrou na lista com o disco A One-Way Ticket To Hell… And Back que teve um custo de $1 milhão de dólares e deu o pontapé inicial para a carreira da banda. One By One, do Foo Fighters, também teve o mesmo custo de $1 milhão. Na verdade, o valor foi gasto em 29 músicas e três meses que a banda acabou jogando no lixo pois detestou tudo e o disco precisou ser feito de novo, porém desta vez em apenas duas semanas

Sem poder confirmar o valor total, a Kerrang! listou o disco For Those About To Rock, do AC/DC, como um dos mais caros, com aproximadamente $1 milhão de dólares. Mutt Lange, o produtor, andou com as gravações por diversos estúdios, buscando o som perfeito. Eis o motivo do gasto e do tempo que precisou para lançar o álbum.

Com um gasto também de $1 milhão de dólares, o disco The Black Album, do Metallica, entrou para a lista. Além disso, o álbum ainda custou três casamentos. Apenas James Hetfield continuou casado até o fim do trabalho. O motivo? Exaustão. Segundo informações da própria banda, todo o processo de produção do disco foi difícil e estressante, já que precisaram refazer o álbum diversas vezes pois o produtor Bob Rock acreditava que a banda poderia fazer um som melhor.

E finalmente, o álbum mais barato da lista, porém ainda assim um dos mais caros da história, Loveless, do My Bloody Vantentine. O segundo disco da carreira do grupo devia ter sido gravado em apenas cinco dias, porém eles levaram dois anos e meio, além de viajar para quase 20 estúdios em busca do som perfeito. Tudo causa do perfeccionismo do vocalista Kevin Shield.

Categorias: Notícias