Judas Priest está de volta aos palcos após mais de dois anos sem realizar shows. O grande retorno aconteceu no festival Bloodstock Open Air, no último domingo, 15, com participação de Glenn Tipton no encore.
A primeira apresentação da turnê 50 Heavy Metal Years incluiu muitas novidades no setlist, com a estreia de “One Shot at Glory” e “Invader”, duas músicas nunca antes apresentadas ao vivo, e a volta de faixas após muitos anos.
Segundo dados do Setlist.fm, as músicas “Battle Hymn”, “Exciter”, “Hell Patrol”, “A Touch of Evil”, “Dissident Aggressor” e “Blood Red Skies” estavam fora dos shows por períodos que variam entre nove e 16 anos. “Rocka Rolla” estava ausente do setlist desde 1976 e foi apresentada pela primeira vez em 45 anos neste show.
A presença de Tipton é um motivo para se comemorar, pois o substituto Andy Sneap havia sido confirmado na turnê comemorativa de 50 anos da banda. Diagnosticado com Mal de Parkinson, o guitarrista clássico da banda se afastou dos palcos em 2018. Desde então, o músico faz apenas aparições durante os shows, pois não consegue tocar durante um set inteiro.
Apesar das dificuldades, Tipton está envolvido no processo de composição do Judas Priest para o novo álbum da banda. “E não descartem o fato de que o Glenn aguenta o tranco. Ele toca guitarra diferente, mas não há razões pelas quais ele não consiga assumir o cargo e fazer o trabalho,” comentou Rob Halford sobre o guitarrista.
LEIA TAMBÉM: Wacken Open Air confirma Judas Priest, Limp Bizkit e brasileiras do Crypta