Sincera e de atitude, Joan Jett não escondeu a frustração ao comentar o vídeo de um hit do Europe durante uma entrevista na TV no final da década de 1980 e detonou a banda no programa britânico Video View, da ITV. 

O ano era 1988 e a guitarrista e cantora participou da atração noturna do Reino Unido para divulgar o single “I Hate Myself For Loving You”, do álbum Up Your Alley, sendo convidada para participar de uma entrevista e comentar alguns clipes recém-lançados, dentre os quais estavam “Superstitious”, do Europe, single do álbum Out of This World

Ao lado do outro convidado da noite, Glenn Gregory, a rockstar comentou todos os clipes com sinceridade, mas não poupou os suecos do Europe ao comentar a faixa. “Eu sei lá. Primeiro de tudo, essa música é horrível, horrível. Depois, acho que o apelo deles é completamente entediante. Quero dizer, me parece muito pretensioso, esses caras tem as roupas e a pose, mas é só isso. Não tem atitude, nenhuma”, disse. “Eles usam o pretexto do rock n’ roll. São tão rock n’ roll quanto Johnny Mathis [cantor de música popular]”. 

A seriedade com a qual Joan disparou a série de motivos pelos quais ela não suportava Europe conseguiu deixar Gregory sem graça (“Não olhe pra mim!”, disse entre risadinhas), mas a guitarrista explicou a postura. “Não gosto de diminuir outras pessoas, mas quando penso em todas as ótimas bandas lutando, sem chance alguma, e esses caras estão aí com uma música ruim… É frustrante”, desabafou.

Questionada sobre o problema da atitude do Europe, que considerou “muito corporativa” e criticou como a banda virava na batida da bateria no clipe, Joan Jett disse que rock n’ roll era sobre querer tocar para a juventude. “Você quer subir no palco e ver o brilho nos olhos deles. É uma forma de sair da frustração, mas de uma maneira positiva, ao invés de sair arrumando brigas ou vandalizando. Em um show de rock de verdade, você fica suado, grita, dança e se diverte”, continuou. “Não sei porquê pagariam para ver eles”.

A guitarrista não foi a única artista a ter fortes reações ao sucesso do Europe. O vocalista Joey Tempest já contou histórias de como a banda irritou Freddie Mercury, Kurt Cobain e Billy Idol no passado, relembre aqui

Assista ao vídeo resgatado por um fã clube no Youtube ou legendado abaixo.

LEIA TAMBÉM: Joan Jett comenta passado misógino de Mötley Crue e Def Leppard: “É música”

Categorias: Notícias