O sucessor de Hardwired… To Self-Destruct, do Metallica, parece estar a caminho. De acordo com James Hetfield, o grupo conseguiu trabalhar em novas músicas durante o processo de isolamento social e parada das turnês.
Quatro anos desde o lançamento do último disco, a banda deveria estar na estrada em um cenário comum. “Na vida, nós ou estamos viajando em turnê ou compondo músicas. Então a Covid decidiu por nós”, contou ao podcast The Fierce Life (via Blabbermouth). “Como não podíamos cair na estrada, começamos a compor”.
Ainda não existe um projeto propriamente dito nos horizontes, mas Hetfield espera que as novas composições formem um disco. “Bem, espero que seja um novo álbum, seja como quer que chamem hoje em dia – acho que é um álbum, um CD, um grupo de músicas, uma coleção, o que quer que seja, um stream ou como você obtém sua música agora”, continuou. “Mas, sim, uma porção de músicas. Escrevemos algumas canções. Então, vamos ver de quais gostamos primeiro e depois vamos lançar”.
No começo, a banda se reuniu em chamadas de vídeo semanais por Zoom apenas para conversar, mas logo os encontros casuais se tornaram em sessões de composição, geralmente em duplas, com a presença remota do produtor da banda e assistentes. “Lars [Ulrich] e eu nos reunimos, ou Kirk [Hammett] e Lars, e a gente tinha alguns momentos aqui e ali escrevendo”, explicou Hetfield. “Foi difícil por causa do atraso no som, então não podíamos tocar juntos, mas assistimos um ao outro”.
Apesar de descrito como “muito bizarro” pelo vocalista e guitarrista, o processo rendeu bons frutos até o momento. “Começamos a escrever. Temos cerca de – eu não sei – mais de 10 músicas feitas assim”, revelou. “E então finalmente tocamos juntos [presencialmente]. Há um limite para o que você pode fazer no Zoom.”.
LEIA TAMBÉM: Lars Ulrich sobre música que menos gosta do Metallica: “Muito forçada”