Ícone do site Wikimetal

Geezer Butler. Créditos: Ross Halfin

Geezer Butler utiliza vocalista de IA na produção de seu álbum solo

“Me ajudou muito. Muitas pessoas pensam que isso é trapacear”, declarou o baixista

Durante sua participação na convenção de cultura pop Steel City Con, na Pensilvânia, o baixista Geezer Butler comentou a produção de seu próximo álbum solo, incluindo um detalhe curioso: seu vocalista foi gerado por IA. 

“Desde o último show do Black Sabbath, estou passando por todo o material que escrevi dos anos 1980 para frente, atualizando tudo. O que estava me segurando era o fato de não ter um cantor em casa, mas a IA chegou (risos). Então, comecei a usar um vocalista de IA para trazer as letras à vida”, contou.

Porém, a inteligência artificial não participará do produto final, segundo Butler. “Levarei isso para os cantores com quem trabalharei, para mostrar o que quero no álbum e para que tenham uma ideia mais clara disso. Antigamente, eu só tocava um riff no baixo, perguntava ‘Consegue cantar isso?’ e respondiam com um hesitante ‘Sim…’ (risos).”

“É bem melhor agora, você pode sentar no estúdio, fazer tudo com inteligência artificial e levar a músicos de verdade, deixá-los tomar conta de tudo. Me ajudou muito. Muitas pessoas pensam que isso é trapacear”, finalizou.

Geezer Butler fala sobre a possibilidade de colaborações com ex-membros do Black Sabbath

Ao ser questionado por um fã sobre possíveis colaborações com o guitarrista Tony Iommi e o baterista Bill Ward, colegas do Black Sabbath, o baixista mencionou que Iommi está trabalhando em um “ótimo álbum”, no momento.

“Acho que ele está no processo de mixagem, então deve ser lançado em breve. Tem um excelente vocalista sueco no álbum. Tony queria que eu tocasse três faixas de baixo, mas ele gostaria que isso fosse feito na Inglaterra, e não posso ir para lá até junho. Se ele puder aguardar todo esse tempo, talvez aconteça uma colaboração”, revelou.

LEIA TAMBÉM: YUNGBLUD relança “Zombie” com participação do The Smashing Pumpkins

Sair da versão mobile