Neste 13 de julho, o Dia Mundial do Rock é comemorado no Brasil. Apesar do nome, a data comemorativa é uma exclusividade do calendário oficial do nosso país graças a rádios voltadas ao estilo musical e um pedido de Phil Collins no festival Live Aid

O dia foi escolhido por marcar a realização do maior e mais importante festival da história da música. Organizado por Bob Geldof, o Live Aid aconteceu nesta data em 1985 com dezenas de artistas. As apresentações de ícones da música aconteceram simultaneamente em duas cidades: no Wembley Stadium, em Londres, no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, com um público total superior a 160 mil pessoas e transmissão ao vivo para uma audiência estimada de 1.9 bilhões de pessoas em 150 países diferentes. 

Queen no festival Live Aid
Queen no festival Live Aid. Crédito: Reprodução/Facebook

Além de estrelas do pop, como Madonna, bandas e artistas do rock e metal passaram pelos dois palcos, com Black Sabbath, Judas Priest, U2, David Bowie, Elvis Costello, Sting, The Who, Elton John, Paul McCartney e Queen. Todos estavam ali reunidos com o objetivo de arrecadar fundos para a luta contra a fome na Etiópia. Foi nessa ocasião lendária que Phil Collins deu uma sugestão: daquele dia em diante, 13 de julho deveria ser considerado o Dia Mundial do Rock! 

LEIA TAMBÉM: Relembre o dia em que Bruno Covas criou o Dia do Metal em homenagem a Andre Matos

“O que aconteceu realmente foi que ninguém lá fora levou a sério a ideia de Phil Collins ao decretar dia 13 de julho o Dia Mundial do Rock”, escreveu o cantor e radialista Kid Vinil em coluna publicada no Yahoo! em 2010, conforme resgatado pelo SP da Garoa. Mesmo ignorada no resto do mundo, a ideia encontrou apoiadores em duas rádios paulistas que nasceram com programação voltada ao rock: 97 FM e 89 FM, criadas em 1983 e 1985, respectivamente. 

Com a envergadura do projeto, ambas rádios incluíram a data na programação como o Dia Mundial do Rock ao longo dos anos 1990, decisão que logo foi abraçada por bandas e artistas do gênero no país. Curiosamente, ambas as rádios mudariam de foco ao longo dos anos e, atualmente, apenas a 89 FM retornou ao posto de “a Rádio Rock”, enquanto a 97 FM tem uma grade voltada para música eletrônica. 

Dia Mundial do Rock
Dia Mundial do Rock

De acordo com O Globo, existem alguns especialistas musicais que discordam da escolha e defendem outros acontecimentos históricos para a celebração, como o primeiro show dos Beatles nos Estados Unidos, em 11 de fevereiro de 1964, ou a gravação de “That’s All Right”, de Elvis Presley, em 05 de julho de 1954.

Sem dúvidas, não faltam ícones para homenagear na história desse estilo musical e de vida, como os pioneiros Sister Rosetta Tharpe e Chuck Berry. Independente das polêmicas, todo dia é dia de rock!

LEIA TAMBÉM: Dia do Rock com Rolling Stones, David Bowie e mais: Canal Bis prepara 24 horas de programação

Categorias: Notícias