Dennis Stratton, ex-guitarrista do Iron Maiden, falou recentemente sobre sua longa relação com o baixista Steve Harris e fez elogios a sonoridade da banda.
O músico deixou suas declarações registradas durante entrevista ao canal do YouTube Slowhands Rock Talk Show . Ainda sobre sua amizade consolidada há anos, Stratton diz (via Ultimate Guitar):
“Falo com o Steve o tempo todo, principalmente sobre a porcaria do futebol do West Ham. Ele torce para o West Ham, uma vida de sofrimento”.
Ele menciona os encontros recentes que tiveram, incluindo Simon Dawson, novo baterista do Iron Maiden:
“Eu estive com o Steve na Finlândia algumas semanas atrás, e com o Simon, que está fazendo um trabalho fantástico. Adoro o Simon. Assisti ao show com os finlandeses malucos. Aí nós voltamos. Fiquei uma semana em casa. Eu estava tocando no Reino Unido, em Londres, e depois fomos ao estádio de Londres, nos encontramos com eles de novo, comemos e bebemos alguma coisa.”
Confira a participação de Dennis Stratton abaixo:
Dennis Stratton elogia Iron Maiden
Sobretudo, Dennis destacou que o show presenciado no estádio de Londres foi marcante na qualidade do som:
“Mas o show no estádio de Londres, fiquei impressionadíssimo. O som estava simplesmente inacreditável. Já fui a muitos festivais em Donington e em Reading, e a shows na O2, mas nenhuma banda de rock [que tocou] no estádio de Londres jamais teve um som como aquele, especialmente para uma banda de metal.”
“A separação das guitarras estava perfeita. Os power chords, a forma como eles fluíam nas guitarras, estavam cantando, e a voz do Bruce estava soando ótima.”
Além disso, o artista fez questão de transmitir sua admiração diretamente a Steve Harris após o show:
“Fomos aos bastidores depois para ver o Steve, e ele saiu e nós nos abraçamos. Foi quando eu disse a ele: ‘Bem, Steve, esse é o melhor som que eu já ouvi’. E falei com ele no dia seguinte, por telefone, e disse: ‘Sinceramente, ainda estou pilhado’. Já os ouvi tantas vezes… mas o som naquele show de Londres foi o melhor que eu já ouvi.”
Trajetória na banda
Dennis Stratton se juntou ao Iron Maiden no final de 1979, após o atual guitarrista Adrian Smith ter recusado o convite inicial. Ele desempenhou um papel significativo nos primeiros passos dos gigantes da NWOBHM (Nova Onda do Heavy Metal Britânico), trazendo uma pegada mais rock com influências de blues e um foco em harmonias que moldaram o som inicial.
Stratton, no entanto, permaneceu na banda apenas o suficiente para contribuir com o primeiro álbum homônimo da banda e participar da primeira turnê de suporte ao Kiss, saindo pouco depois devido a divergências criativas com Steve Harris e o empresário Rod Smallwood.
Afinal, apesar da separação profissional, Stratton manteve-se como um membro da “família estendida” do Iron Maiden e um amigo pessoal de Harris.
LEIA TAMBÉM: Nicko McBrain sobre novo álbum do Iron Maiden: “Talvez me peçam para tocar”

