Ícone do site Wikimetal
Clemente Nascimento. Crédito: Reprodução/Instagram

Clemente Nascimento. Crédito: Reprodução/Instagram

Clemente Nascimento revela detalhes de grave problema de saúde e recuperação

Músico passou por uma dissecção da aorta e passou 21 dias na UTI

Clemente Nascimento, vocalista e guitarrista das históricas bandas punk brasileiras Inocentes e Plebe Rude, falou sobre o grave problema de saúde que enfrentou no fim de 2025 e como tem sido sua recuperação.

Em entrevista ao canal KazaGastão, o músico revelou todos os detalhes do susto médico que quase lhe custou a vida.

Clemente passou por uma dissecção da aorta, uma condição em que a principal artéria do corpo se rompe internamente, exigindo intervenção cirúrgica imediata. Por sorte, ele foi rapidamente atendido em Campo Grande (MS) e levado à Santa Casa, onde foi submetido a uma operação complexa que envolveu a substituição da aorta por uma prótese, um procedimento que, segundo Clemente, salvou sua vida.

“Eu pisei no camarim e senti uma dor terrível. Nunca tinha sentido aquilo. Os médicos suspeitaram de infarto. Eles falaram: ‘Mano, deve ser infarto’, e me deram remédio para isso. Mas o diagnóstico real era dissecção de aorta, se demorar muito, é saco. É na hora”, relatou ele [transcrição via Whiplash].

A operação foi complexa e envolveu a colocação de uma prótese no lugar da aorta. “O médico que me operou falou para a minha filha: 90% não chega nem na mesa de cirurgia, e 90% não sai da mesa de cirurgia. Esse cara me salvou. Hoje eu tenho um caninho aqui dentro de mim, substituindo a aorta”, contou.

Clemente se recupera bem e planeja volta aos palcos

Durante a recuperação, o músico passou 21 dias na UTI enfrentando complicações, além de perder cerca de 10 kg e sentir sua voz abalada devido às sondas usadas no tratamento. “Tive pancreatite, barriga estendida, um monte de problemas. Estava muito zoado. UTI, eu não recomendo para ninguém. É gravíssimo. Eu poderia ter ido para o saco também”, contou.

Apesar do susto, músico planeja volta aos palcos gradualmente. “Minha voz foi para o saco, mas é temporário. Já está voltando. O cardiologista falou: ‘já pode tocar’. Vou tocar algumas músicas inteiras, outras eu só toco guitarra para dar uma descansada”.

Clemente também aproveitou para agradecer o suporte recebido, destacando o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o carinho dos fãs, que se mobilizaram nas redes sociais enquanto ele esteve internado.

“Foi tudo pelo SUS. E tem gente que reclama, né? Se fosse nos Estados Unidos, eu estaria ferrado. Queria agradecer a todo mundo que orou, que fez essa corrente. Tô bem, graças a Deus. Sem sequelas. Agora é não vacilar e cuidar da saúde. Espero ficar aqui por mais uns anos. Ainda tem muito som para fazer”

LEIA TAMBÉM: Clemente Nascimento celebra recuperação após cirurgia delicada: “10% de chance de sobreviver”

Sair da versão mobile