O Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE) divulgou pela primeira vez uma lista oficial dos nomes e sobrenomes mais comuns registrados no Brasil a partir dos dados do Censo de 2022 – e os astros do rock não ficaram de fora.
Através do site Nomes do Brasil é possível pesquisar qualquer nome e ter acesso ao número de registros correspondentes no país inteiro. Maria e José são os mais comuns, mas o que chama a atenção é o número de registros com nomes de famosos, como Rihanna, Shakira e até alguns dos mais diferenciados nomes do rock.
De acordo com o site, 175 brasileiros foram registrados com o nome Axl (em provável referência a Axl Rose, vocalista do Guns N’ Roses), com início nos anos 90 e passando por um boom de crescimento entre 2000 e 2009. Já o nome Ozzy (tal qual o do saudoso Ozzy Osbourne) foi encontrado 76 vezes nas pesquisas.
O nome Kurt, por sua vez, apesar de já aparecer no Brasil muito antes da existência do Nirvana, teve um aumento de registros a partir dos anos 90, quando Kurt Cobain se tornou mais conhecido, e passou por uma crescente, com 99 pessoas registradas entre 2000 e 2009, e mais 59 até o ano de 2019.
O campeão de registros, entretanto, é o nome Alanis (em referência à Alanis Morissette), encontrado em mais de 4 mil pessoas ao redor do país, com popularidade crescente entre 1990 e 2009.
Alguns outros nomes famosos do rock e metal foram registrados ao redor do Brasil em menor escala, como Slash (25 pessoas) e Angus (32 pessoas). Outros já eram bastante populares antes, mas tiveram picos de crescimento após o surgimento de estrelas do rock, como Joan (3.923 pessoas) e Janis (986 pessoas).
LEIA TAMBÉM: Monsters of Rock 2026 confirma Guns N’ Roses como headliner

