A Sphere, nova arena tecnológica de Las Vegas, tem dividido a opinião dos gigantes do rock. Durante uma participação no programa Trunk Nation With Eddie Trunk, da SiriusXM, na quarta-feira, 13 de agosto, o vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, descartou completamente a ideia de a banda fazer uma residência no local, enquanto o Metallica já demonstrou grande interesse.
Questionado sobre a possibilidade, Dickinson foi direto: “Não. Não é o Maiden”. Para ele, a essência da banda está na interação direta com o público, algo que a tecnologia imersiva da Sphere poderia ofuscar.
“O Maiden é sobre a relação entre a banda e o público. O show, embora seja um espetáculo, é um aprimoramento do que fazemos”, explicou o vocalista. “Pelo que entendi da Sphere, a banda ficaria muito desconfortável com a ideia. Nós corremos pelo palco, nos movimentamos, e na Sphere, qual o sentido? Na verdade, qual o sentido de uma banda estar lá?”
Metallica na Sphere: “Eu adoraria fazer isso”
Na contramão do Iron Maiden, o baterista do Metallica, Lars Ulrich, confirmou que a banda está “considerando” uma residência na Sphere para o outono de 2026, após o fim da turnê mundial M72. Em entrevista ao The Howard Stern Show, Ulrich não poupou elogios.
“Eu estive lá na primeira noite do U2, queria ver com meus próprios olhos antes de ver no YouTube. Fiquei, como todo mundo, completamente impressionado. Senti que era o começo de um novo capítulo nas apresentações ao vivo”, revelou.
Lars foi ainda mais enfático sobre a vontade de tocar no local: “Não vou te enrolar, eu adoraria fazer isso, que não reste dúvida sobre isso”.
O guitarrista Kirk Hammett também expressou seu entusiasmo em uma conversa com o The Hollywood Reporter em abril. “É um ótimo exemplo de como os locais para shows estão mudando. Aquilo é usar a tecnologia moderna ao máximo para realmente elevar os níveis de produção e entretenimento”, comentou.
A Tecnologia da Sphere
Inaugurada em setembro de 2023, a Sphere se tornou um marco em Las Vegas. Com capacidade para 17.600 pessoas, a arena é conhecida por suas experiências imersivas, com uma tela de LED com resolução 16K que envolve todo o público e um sistema de som de última geração, o Sphere Immersive Sound. Além disso, 10.000 de seus assentos são hápticos, vibrando em sincronia com o show para intensificar a experiência.
O local já recebeu residências de sucesso de artistas como U2, Phish, Dead & Company e The Eagles. A estreia do U2 contou com 40 datas esgotadas, atraindo mais de 700 mil fãs para a celebração do icônico álbum Achtung Baby.
LEIA TAMBÉM: Entrevista: Helloween confirma retorno ao Brasil em “março ou abril” de 2026

