O FBI (agência federal de investigações dos Estados Unidos) disponibilizou o arquivo do Kurt Cobain, falecido vocalista do Nirvana, ao público pela primeira vez. De acordo com a Rolling Stone, o arquivo de 10 páginas contém cartas de dois indivíduos cujos nomes foram censurados. A ocasião levou o FBI a investigar a morte de Cobain em 1994 como um assassinato em vez de suicídio.

“Acredito que uma grande injustiça possa ter sido cometida no caso de Kurt Cobain”, diz um artigo de setembro de 2003. “Estou escrevendo na esperança de sua ajuda para pressionar por um reexame da morte do Sr. Cobain. Milhões de fãs em todo o mundo gostariam de ver as inconsistências em torno da morte esclarecidas de uma vez por todas. É triste pensar que uma injustiça desta natureza pode ser permitida nos Estados Unidos”.

Incluídas no arquivo estão as respostas do FBI às cartas. “Agradecemos sua preocupação com o fato de o Sr. Cobain ter sido vítima de um homicídio”, diz cada resposta. 

“No entanto, a maioria das investigações de homicídio geralmente cai dentro da jurisdição das autoridades estaduais ou locais”. O FBI explica que para que uma investigação seja iniciada, fatos específicos precisam estar presentes com indícios de violação de leis federais, de forma que caia dentro da jurisdição da agência. 

Também faz parte do arquivo um fax que Cosgrove/Meurer Productions enviou ao FBI em janeiro de 1997. A CMP é a empresa que produz a série de documentários “Unsolved Mysteries”, que exibiu um episódio sobre Cobain em fevereiro de 1997. 

A carta diz: “Pelo menos um investigador, Tom Grant, um investigador particular de Los Angeles e ex-assistente do xerife do condado de LA, está convencido de que a decisão oficial de suicídio foi um julgamento precipitado.”

Terry Meurer, cofundador da CMP, disse à Rolling Stone: “Entramos em contato com o FBI para obter várias histórias e tentamos obter informações sobre elas. Essa foi uma comunicação típica”.

Você pode encontrar o arquivo completo de Kurt Cobain no site do FBI.

O artista morreu de um ferimento auto infligido por arma de fogo não muito depois de tomar uma grande dose de heroína, que poderia ter sido fatal por si só. Kurt começou a usar heroína para aliviar as dores crônicas de estômago que sofrera durante toda a vida.

Nirvana entrou no Rock And Roll Hall Of Fame em 10 de abril de 2014, cinco dias após o 20º aniversário da morte de Cobain.

Tags:
Categorias: Notícias