Ícone do site Wikimetal
11 álbuns que completam 10 anos de lançamento em 2019

11 álbuns que completam 10 anos de lançamento em 2019

Green Day, Sepultura, Rammstein, Lamb of God e mais

2019 começou cheio de expectativas. Os fãs de rock, heavy metal e seus subgêneros já estão se preparando para ouvir novidades de suas bandas preferidas como Dream Theater, Papa Roach, Bring Me The Horizon, Rival Sons, Overkill e muito mais.

Mas além das novidades, esse ano ainda carrega o peso de grandes discos que vieram antes dele. Há dez anos, Alice in Chains, Sepultura, Rammstein, Megadeth e Mastodon divulgaram seus trabalhos e entraram para a história da música.

Para celebrar esses lançamentos, nós separamos os onze melhores discos de 2009. Veja a lista abaixo.

Discos que merecem menção: The Great Misdirect do Between the Buried and Me, Death Magic Doom do Candlemass e Land Of The Freaks do Freak Kitchen.

11. Grave Digger – Ballads Of A Hangman

Primeiro disco da banda a ter dois guitarristas e o último com Manni Schmidt, Ballads Of A Hangman marcou o 14º lançamento do grupo. O trabalho foi muito bem recebido pela crítica e pelos fãs, apesar da balada “Lonely the Innocence Dies” ter sido comparada à “Where The Wild Roses Grow” de Nick Cave e Kylie Minogue.

10. Red Fang – Red Fang

Conhecido por misturar heavy metal com stoner, o Red Fang teve sua estreia em 2009 com o álbum auto-intitulado. Bryan Giles, Aaron Beam, David Sullivan e John Sherman apresentaram seu trabalho para o mundo e desde então têm ocupado um grande espaço no stoner e sludge metal.

09. Green Day – 21st Century Breakdown

Segundo o vocalista Billie Joe Armstrong, o oitavo disco de estúdio do Green Day retrata a era de manipulação que nos encontramos hoje, seja pelo governo, religião ou mídia. Bem recebido pela crítica, o álbum chegou a ser comparado com London Calling do The Clash pelo repórter da Rolling Stone.

08. Alice in Chains – Black Gives Way To Blue

Black Gives Way To Blue foi o primeiro lançamento da banda sem o vocalista Layne Staley, que faleceu sete anos antes. O disco conta com William DuVall compartilhando o vocal com o guitarrista Jerry Cantrell, que cantou na maioria das músicas.

07. Sepultura – A-Lex

Três anos após a saída de Iggor Cavalera, o Sepultura convidou Jean Dolabella para comandar as baquetas e lançou A-Lex, o segundo disco conceitual do grupo brasileiro. O trabalho foi inspirado em Laranja Mecânica, livro escrito por Anthony Burgess em 1962 e adaptado para o cinema por Stanley Kubrick em 1971.

06. Rammstein – Liebe Ist Für Alle Da

Em alguns países, o sexto disco de estúdio do Rammstein bateu recorde de venda antes do seu lançamento, apenas com os números da pré-venda. Considerado um dos álbuns mais comercialmente bem sucedidos do grupo, Liebe Ist Für Alle Da chegou a ter faixas censuradas em alguns lugares, principalmente na Alemanha, por material impróprio a menores de idade.

05. Lamb of God – Wrath

Indicado a dois Grammys, o disco Wrath recebeu uma mistura de críticas positivas e negativas da imprensa na época do lançamento. As positivas citaram a mudança na sonoridade como um amadurecimento do grupo sem desclassificar a importância dos elementos que carregam desde Ashes of the Wake (2004).

04. Dream Theater – Black Clouds & Silver Linings

Último disco da banda com o baterista e fundador Mike Portnoy, que saiu em 2010, Black Clouds & Silver Linings foi o primeiro trabalho do Dream Theater a chegar no top 10 das paradas da Billboard e até hoje é o disco do grupo que mais vendeu na semana do lançamento.

03. Megadeth – Endgame

Com letras inspiradas em Senhor dos Anéis e na crise que aconteceu em 2007 e 2008, Endgame foi o primeiro trabalho da banda com o guitarrista Chris Broderick que entrou após a saída de Glen Drover, e o último com o baixista James LoMenzo, que foi substituído pelo integrante da formação original David Ellefson. O disco entrou para diversas paradas da Billboard e foi muito bem recebido pela crítica, que considerou o trabalho um dos mais fortes da banda.

02. Slayer – World Painted Blood

O 11º disco de estúdio do Slayer foi o último a ser gravado com a formação original e clássica da banda, o baterista Dave Lombardo foi despedido em seguida e em 2013 o guitarrista Jeff Hanneman faleceu. Além de ter recebido ótimas críticas da imprensa, World Painted Blood ocupou ótimas posições nas paradas musicais.

01. Mastodon – Crack The Skye

Quarto disco de estúdio do Mastodon, Crack The Skye foi listado como um dos melhores trabalhos daquele ano em diversos sites especializadas. Com sete faixas, o álbum marcou o primeiro lançamento da banda com o baterista Brann Dailor como um dos vocalistas.

Sair da versão mobile