Em 2022, Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, deu sua opinião sobre o clássico Black Album, do Metallica. Lançado em 1991, o quinto álbum de estúdio da banda norte-americana foi um divisor de águas dentro do heavy metal, mudando totalmente os rumos do grupo.
Em entrevista realizada pela Classic Rock naquele ano, Dickinson disse [transcrição via Whiplash]: “É um desses discos seminais que acertam em cheio. Muito bem produzido, e cada nota está totalmente sob controle. Admiro o que eles fizeram com aquelas músicas, foi muito eficaz e, sem dúvida, ajudou a empurrar o metal para o mainstream. Eu sei que não foi o Mutt Lange que produziu, mas o Bob Rock tinha esse mesmo estilo, de colocar tudo sob rédeas firmes.”
Na mesma conversa Bruce Dickinson também comentou que sua banda jamais igual o Metallica fez com o Black Album. “Nós nunca poderíamos fazer um álbum como aquele, porque não somos tão controlados, e nem queremos ser. Conosco, as rodas cairiam do ônibus e acabaríamos demitindo o produtor”, brincou.
LEIA TAMBÉM: Steve Harris sobre aposentadoria de Nicko McBrain das turnês: “Não tínhamos escolha”

