Quando pensamos em grandes compositores da música, é impossível não citar o lendário Sir Paul McCartney. Com canções que unem pessoas do mundo inteiro, o artista deixou para sempre sua marca na história.

Para celebrar o legado do inglês, nós do Wikimetal decidimos selecionar algumas das maiores canções do artista, e fazer a árdua pergunta: qual a melhor música de Paul McCartney? A emocionante “Yesterday” ficou com a medalha de ouro com 158 votos, apenas quatro votos a mais do que “Hey Jude”, e em terceiro lugar, com 145 votos, “Let It Be”.

Yesterday, all my troubles seemed so far away, é a primeira frase da canção que já faz qualquer um se emocionar. A faixa, que é fruto de um sonho de McCartney, foi gravada em 1985 no Abbey Road Studios para o álbum Help! é, segundo o Guiness, a música com mais transmissões de rádio na história, além de ser também uma das canções com mais covers já feitos.

Já o segundo lugar “Hey Jude” nos faz cantar Na, na, nanana imediatamente, certo? O grande hino dos Beatles foi lançado em 1968 como o Lado A do single Hey Jude/Revolution, e apesar de sua duração, digamos, substanciosa, de mais de 7 minutos, foi um dos maiores sucessos do grupo, além de ser eleita em 2011 a oitava melhor música de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

A medalha de bronze fica com “Let It Be”, canção de tamanha importância que se tornou o título do último álbum dos Beatles, e do filme, lançado em 1970. Apesar da data, a faixa foi escrita muito antes, entre as gravações do The White Album e Abbey Road. McCartney conta que a inspiração veio, mais uma vez, de um sonho, dessa vez com sua falecida mãe, que o aconselhou algo que, para Paul, se traduzia como “Deixe estar”, ou seja “Let It Be”.

Confira abaixo “Yesterday”, “Hey Jude” e “Let It Be”.