Conheça a Voice of Baceprot

Conhecidas como Voice Of Baceprot, ou simplesmente VoB, três garotas muçulmanas e residentes de Java na Indonésia estão conquistando sucesso através do país inteiro, tocando Thrash Metal em sua língua nativa, sundanês. As garotas, que se conheceram na escola de música, se dizem fãs de Slipknot, Lamb Of God e Rage Against The Machine.

A banda foi estrela de um artigo publicado hoje no The Guardian, jornal inglês, que entrevistou a vocalista, Firdda Kurnia, de 16 anos, e a professora de música das três, Erza Satia.

A vocalista explicou o estilo: “Eu me apaixonei pelo Metal na primeira vez que eu ouvi. Me pareceu tão rebelde. Acho que nós nos encontramos na música”.

Na entrevista, Kurnia e Satia falaram sobre como é desafiar os estereótipos no país:

“Muitas pessoas acham que o Metal é satânico, mas nós estamos mostrando que há uma outro aspecto, outro lado da música”, disse Satia. Kurnia complementou: “Nós podemos tocar Metal e defender nossa moral. Claro que o Islã e o Metal podem combinar. Por que não? Metal é apenas um estilo. O problema é que ele é frequentemente associado com coisas ruins, mas ele não precisa ser”

“Acho que o que queremos dizer para as jovens mulheres da Indonésia é, não tenha medo de ser diferente. Não tenha medo de gritar sua independência”, disse Kurnia.

A banda, que também conta com as integrantes Eusi Siti Aisyah na bateria e Widi Rahmawati no baixo, sofre ameaças por telefone e por e-mail, e é constante alvo de protestos por líderes religiosos, que já chegaram a cortar energia para impedir que a banda fizesse um show. Mesmo assim, elas se mantém otimistas: “Nós esperamos poder lançar um álbum. E quem sabe fazer turnês em outros lugares, como Inglaterra ou Estados Unidos”.

Veja as garotas tocando no canal de notícias CNN da Indonésia:

Categorias: Notícias