Nesta semana, listamos os 11 maiores álbuns que causaram mais polêmica com seu lançamento. Confira as nossas escolhas e deixe nos comentários mais álbuns controversos que ficaram de fora!

11. “Black Metal” (Venom) de 1982 – O álbum não poderia ter causado mais polêmica em sua época com seus temas satanistas, som pesado e imagem que o levaram a ser considerado um dos precursores do movimento Black Metal.

10. “Liebe Ist Für Alle Da” (Rammstein) de 2009 – Por conta da capa polêmica, o álbum foi proibido de estar à mostra nas lojas na Alemanha e teve ainda a faixa Ich Tu Dir Weh proibida, o que resultou em um relançamento do disco sem essa música (que, além disso, teve o vídeo clipe lançado em um website de conteúdo adulto). Um ano depois, a censura foi retirada pelos tribunais alemães, mas a fama de álbum polêmico permanece. Recentemente a música Führe Mich foi utilizada pelo diretor Lars Von Trier como trilha do também controverso filme “Ninfomaníaca”.

09. “W.A.S.P. (W.A.S.P.) de 1984 – O disco de estréia da banda de Blackie Lawless teve que remover a música Animal (F**K Like A Beast) pois tornou-se símbolo e inimigo #1 de Tipper Gore e sua iniciativa (PMRC – Parents Music Resource Center) de proibir músicas ou colocar adesivos de alertas nos álbuns não considerados saudáveis para a juventude. A música banida do álbum foi lançada posteriormente apenas como um single e somente em 1998, incluída no relançamento do álbum.

08. “Reign In Blood” (Slayer) de 1986 – Quando lançado, tanto a capa como o som e as temáticas das letras chocaram o mundo, principalmente a música de abertura Angel Of Death.

07. “Holy Wood (In The Shadow Of The Valley Of Death)” (Marilyn Manson) de 2000 – O primeiro álbum lançado por Marilyn Manson após as acusações de que sua música havia influenciado o autor do massacre na Columbine High School, traz uma verdadeira declaração de guerra e rebate as críticas com músicas muito controversas como Disposable Teens (adolescentes descartáveis).

06. “Chinese Democracy” (Guns N’ Roses) de 2008 – O álbum que demorou cerca de 15 anos para ser lançado foi regravado inteiramente, teve a formação da banda completamente mudada inúmeras vezes e custou cerca de 13 milhões de dólares, tornando-se assim um dos álbuns mais controversos, além de ser o mais caro da História.

05. “Cop Killer” (Body Count) – Cop Killer é possivelmente a música que irritou o maior número de pessoas incluindo o ator Charlton Heston que se manifestou abertamente contra a canção. A pressão contra o polêmico álbum foi tanta, que Warner e Ice-T concordaram em relançar o disco sem a música e rebatizando o disco para “Body Count” para minimizar a controvérsia.

04. “Dawn Of The Blackhearts” (Mayhem) de 1995 – Se este EP ao vivo não chamou tanto a atenção pelas músicas, em compensação a capa do disco traz a foto do vocalista da banda, morto após seu suicídio. A foto foi tirada pelo guitarrista da banda ao encontrar o corpo em 1991.

03. “St. Anger” (Metallica) de 2003 – Seguindo uma sequência de álbuns controversos (“Black Album”, “Load” e “Reload” geraram muita controvérsia), o St. Anger bateu todos eles, seja pelo discutível som de bateria, pela absoluta falta de solos, pela estranha produção, pelo documentário “Some Kind Of Monster”, pela nova formação da banda, enfim: Não faltaram motivos para polemizar.

02. “Stained Class” (Judas Priest) de 1978 – Em 1985, o lendário Judas Priest teve que se defender em um tribunal de justiça americano por ser acusado de ter influenciado o suicídio de 2 jovens através de mensagens subliminares da música Better By You, Better Than Me. Rob Halford declarou durante o julgamento “Nós aceitamos que algumas pessoas não gostem de Heavy Metal, mas nós não vamos permitir que elas digam que Heavy Metal é negativo e destrutivo. Heavy Metal é o amigo que traz prazer e satisfação às pessoas e traz ajuda em momentos difíceis…”

01. “Black Sabbath” (Black Sabbath) de 1970 – O álbum que começou tudo e que abre com o trítono, a sequência de notas que foi banida pela Igreja Católica, não poderia ser mais controverso e ter deixado uma herança tão maravilhosa.

Confira outras listas da seção Top 11

Confira mais notícias sobre: