História

Sobre os Beatles:

The Beatles foi fundado em Liverpool, como o desenvolvimento da banda The Quarrymen do guitarrista John Lennon. Em julho de 1957, o guitarrista conheceu Paul McCartney, e o convidou para entrar na banda. No ano seguinte, George Harrison se juntou a eles. Em 1960, com Stuart Sutcliffe no baixo e vocal e Pete Best na bateria, John Lennon mudou o nome da banda para The Beatles. Sutcliffe rapidamente deixou a banda, e McCartney tomou a função de baixista. Apenas em 62, quando estavam prestes a gravar seu primeiro trabalho em estúdio com o produtor George Martin, Best deixou a banda e Ringo Starr entrou em seu lugar, unindo então a formação clássica e permanente dos Beatles.

Gerenciados por Brian Epstein, os Beatles tiveram sucesso imediato no Reino Unido com seu primeiro single Love Me Do em 1962. No ano seguinte o conjunto lançou o seu LP de estréia, “Please Please Me”, que foi direto ao topo das paradas inglesas, sendo substituído apenas 30 semanas depois pelo segundo álbum, “With The Beatles”. No fim de 1963 os Beatles já eram a maior banda do mundo e a Beatlemania havia conquistado continentes.

Seus próximos lançamentos, “A Hard Day’s Night” (1964), “Beatles For Sale” (1964) e “Help!” (1965) continuaram a lançar os Beatles ao topo das paradas, trazendo hits como Can’t Buy Me Love, Eight Days A Week e Yesterday.
Em 65, além de terem sido condecorados pela Rainha da Inglaterra como Membros da Ordem do Império Britânico, os Beatles fizeram o primeiro concerto da história do Rock em um estádio aberto, no Shea Stadium em Nova York, para mais de 55 mil pessoas.

O sexto álbum da banda, “Rubber Soul”, lançado no fim de 1965, foi recebido como uma inovação na carreira do grupo pela maturidade musical, com canções, letras e melodias mais elaboradas, como Norwegian Wood (This Bird Has Flown) e Nowhere Man. “Revolver” em 66 seguiu no mesmo sentido, resultando num álbum que marcou a transição do grupo ao psicodelismo. A mudança ocorreu em grande parte devido à maior participação de George Harrison nas composições (com Taxman, Love You To e I Want To Tell You), até agora dominada quase 100% pela parceria Lennon/McCartney. Percebendo o potencial da banda em estúdio e cansados de turnês, os Beatles fizeram sua última apresentação paga em Agosto de 66.

Em 67 The Beatles lançou o seu mais aclamado álbum, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Livres de apresentar-se ao vivo, os Beatles tomaram liberdade para adotar uma abordagem experimental, escrevendo canções como With a Little Help from My Friends, Lucy in the Sky with Diamonds e A Day in the Life. O álbum recebeu ampla aclamação crítica no mundo inteiro. Com 30 milhões de cópias vendidas, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é um dos maiores sucessos comerciais de todos os tempos.

Em 68, o grupo lançou “Magical Mistery Tour”, trilha sonora do novo filme com os Beatles. Pouco tempo após o lançamento, Brian Epstein morreu de overdose, fato que para muitos contribuiu para os primeiros conflitos entre os membros. No início do ano, os quarteto fez uma viagem para Rishikesh, na Índia, onde estudaram meditação com o Maharishi Mahesh Yogi, responsável por inspirar uma nova criatividade nos músicos.

Em Novembro, The Beatles lançou um álbum que levou o nome da banda, amplamente conhecido como o “álbum branco” por sua capa. O trabalho evidenciou a individualidade de seus integrantes, que na época viviam em conflitos por diversos motivos, o mais conhecido deles sendo a presença constante da nova namorada de John Lennon, Yoko Ono, nas gravações do álbum. Em 69 a banda lançou “Yellow Submarine”, a trilha sonora de uma animação com o conjunto, que havia sido lançada no ano anterior.

Nos dois anos seguintes, os Beatles lançaram “Abbey Road” (1969) e “Let It Be” (1970), seus últimos álbuns. Apesar de ter sido lançado por último, as gravações de “Let It Be” aconteceram antes de seu antecessor, fazendo de “Abbey Road” o último trabalho real do quarteto. Apesar de ter recebido algumas críticas negativas, “Abbey Road” é frequentemente citado como o melhor trabalho da banda, e traz composições históricas, como Come Together, I Want You (She’s So Heavy) e Here Comes The Sun. “Let It Be”, foi lançado apenas após a dissolução do grupo em 1970, por razões até hoje discutidas e traz uma das músicas lendárias do grupo, sua faixa-título.

Os Beatles lideram a lista de artistas que mais tiveram álbuns número 1 nas paradas britânicas e venderam mais álbuns nos Estados Unidos do que qualquer outro artista. Mais do que sucesso comercial, os Beatles são mundialmente conhecidos como revolucionários da indústria musical e uma grande influência para artistas de diversos estilos até hoje.

Discografia

Álbuns de Estúdio dos Beatles:

  • Please Please Me (1963)
  • With the Beatles (1963)
  • A Hard Day’s Night (1964)
  • Beatles for Sale (1964)
  • Help! (1965)
  • Rubber Soul (1965)
  • Revolver (1966)
  • Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)
  • The Beatles (“The White Album”, 1968)
  • Yellow Submarine (1969)
  • Abbey Road (1969)
  • Let It Be (1970)
Formação

Membros dos Beatles:

  • John Lennon – vocais, guitarra, teclado (1960–1969)
  • Paul McCartney – vocais, baixo, guitarra, teclado (1960–1970)
  • George Harrison – guitarra, cítara, vocais (1960–1970)
  • Ringo Starr – bateria, percussão, vocais (1962–1970)

Membros Anteriores:

  • Pete Best – bateria, vocais (1960–1962)
  • Stuart Sutcliffe – baixo, vocais (1960–1961)
  • Chas Newby – baixo (1960–1961)
  • Norman Chapman – bateria (1960)
  • Tommy Moore – bateria (1960)

Destaques dos Beatles no Wikimetal

As melhores músicas sobre melhores amigos


A liberdade que vem do Rock

Os melhores compositores da história do Rock

Paul McCartney ainda fala com John Lennon

As músicas mais pesadas dos Beatles


As melhores músicas quase Heavy Metal

As melhores músicas com nomes de mulher


Leia Mais

As bandas que mais mudaram com o tempo
Os melhores vocais de bateristas
The Beatles, Sgt. Peppers Lonely Hearts Cartoon Band

E confira tudo que já publicamos sobre o The Beatles

Confira mais notícias sobre: