Confira mais um texto escrito por um de nossos WikiBrothers:

Meu objetivo não é tirar mérito de ninguém, apenas dar mérito para alguns, que dentre tantos outros, merecem algum reconhecimento. É difícil escolher apenas seis.”

Por Maurício Oliveira

Antes de tudo gostaria de dizer que nenhum jeito estou dizendo que qualquer um dos motivos que eu vou listar aqui é melhor que outro, ou que tal banda é melhor que outra. Tenho certeza que muitas opções diferentes poderiam facilmente substituir o que vou colocar aqui, e meu objetivo não é tirar mérito de ninguém, apenas dar mérito para alguns, que dentre tantos outros, merecem algum reconhecimento. É difícil escolher apenas seis, e peço desculpas se desconheço/esqueci de algum detalhe, mas procurei fazer essa lista considerando diferentes quesitos. Vamos lá.

Seis razões para se ter orgulho do metal nacional:

1. Sepultura
Vamos começar com peso. Sepultura foi a banda que mostrou pro mundo o metal do Brasil. Por suas turnês internacionais, a banda passa por países do mundo inteiro, trazendo orgulho de mostrar para todos os cantos do mundo um metal de excelente qualidade feito aqui. São quase 30 anos de carreira e 20 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, não é pouca coisa não. Quando se fala de metal brasileiro lá fora, Sepultura é o que vem na cabeça, e já é motivo mais que suficiente para aparecer aqui.

2. Stress
A primeira banda de metal brasileira. Nascida na década de 70 em Belém/PA, tocavam sob a censura da época, mudando palavras das músicas para poderem executá-las. Com certeza influenciou muitas bandas que vieram a surgir pelo país nos anos seguintes, e isso é motivo de orgulho. Mesmo tendo lançado poucos álbuns e tendo passado por um tempo parada, a banda hoje em dia está ativa novamente, inclusive abrindo o show do Iron Maiden em Belém (2011). Aliás, Stress é mais antigo até que a donzela (1 ano, mas tá valendo).

3. Korzus
Korzus é outra banda antiga e que continua na ativa, fazendo thrash metal brasileiro de qualidade. Os caras são os verdadeiros guerreiros do metal, e esse é o meu motivo de orgulho pela banda. Tive o prazer de conversar rapidamente com o Pompeu no aeroporto e a paixão deles pelo metal é gigantesca. Eles estão aí prestes a fazer 30 anos de carreira, merecem muito mais reconhecimento do que eles têm e mesmo tocando num país onde essa música não tem tanto espaço os caras não desistem nunca, lançando álbuns excelentes como foi último de 2010, Discipline of Hate. Orgulho puro, para mim esse é o espírito do metal.

4. Dr. Sin
Como Wikimetal não é apenas heavy metal, mas também é hard rock, escolhi o Dr. Sin para representar esse estilo. Além de músicos super talentosos, o power trio já participou de diversos festivais, possui ótimos álbuns e tocam um hard rock de qualidade. Pra quem gosta do estilo, não tem como não gostar da banda, é com certeza uma das melhores do país no gênero.

5. Viper
Viper está aqui representando o grande número de bandas de metal que surgiram na década de 80 juntamente com o Korzus, mas com um estilo totalmente diferente. Aliás, Viper é um orgulho por ter feito música que era diferente do que estava sendo feito no momento, conseguindo inovar com seus integrantes que tinham apenas em torno de 15 anos na época. Com certeza é fruto de dedicação, paixão e talento. Para quem não viu ou gostaria de rever o Viper, a dica é aproveitar a turnê de comemoração de 25 anos de carreira com a formação clássica da banda que o Wikimetal está ajudando a promover.

6. Shadowside
Para finalizar, essa aqui está representando as bandas mais recentes que estão fazendo sucesso lá fora. E é motivo duplo de orgulho, pois além de mostrar o país em suas turnês e apresentações em festivais no exterior, também conta com um vocal feminino, mostrando que o Brasil também tem mulheres no metal. O sucesso de Shadowside e outras bandas mais novas aqui dentro e lá fora só mostra que o Brasil continua gerando bandas de excelente qualidade e que o metal aqui é forte.

Stress é a primeira banda de metal brasileira. Nascida na década de 70 em Belém/PA, tocavam sob a censura da época.

Peço desculpas novamente às bandas que não comentei, mas é muita banda boa e muito motivo de orgulho para ter que escolher apenas 6. Melhor do que isso, ao invés de dizer que tem orgulho de uma ou outra banda, eu afirmo que tenho orgulho do metal nacional como um todo. Estamos muito bem servidos de bandas, só o que falta é um pouco mais de reconhecimento. Isso ainda é difícil, num país onde qualquer outro estilo de música tem muito mais espaço que o metal, mas essa dificuldade só traz mais orgulho ainda das bandas que enfrentam todos os problemas para fazer o que mais gostam: metal.

É isso aí galera, abraço e até a próxima!

*Este texto foi elaborado por um Wikimate e não necessariamente representa as opiniões dos autores do site.
 
Clique aqui para ver os outros textos do WikiBrother Mauricio Oliveira.

Categorias: Opinião