O Rush nasceu em 1968 em Toronto, no Canada, fundado pelo guitarrista Alex Lifeson, o baixista e vocalista Jeff Jones e o baterista John Rutsey. Logo após a sua primeira performance ao vivo, Jones foi substituído por Geddy Lee, um colega de escola de Lifeson.

O Rush lançou o seu primeiro álbum Rush em 1974, com esta formação, e obteve um pequeno sucesso nos Estados Unidos. Logo após o lançamento, o baterista Rutsey teve complicações de saúde e deixou a banda. Após alguns testes de bateristas, Neil Peart entrou na Rush, e o primeiro show da nova formação foi em abertura para Uriah Heep e Manfred Mann. Em 75 a banda lançou o seus segundo e terceiro álbuns, Fly By Night e Caress of Steel, sem muito sucesso comercial ou de crítica.

Com pressões da gravadora para fazer um álbum que vendesse mais, o Rush foi no caminho contrário e em 1976 lançou 2112, com uma primeira faixa com 20 minutos de duração. O álbum marcou a alavancada comercial da banda, entrou nas paradas e foi certificado com álbum de ouro. Com o álbum, Rush se consolidou como uma das maiores bandas de rock do mundo.

Seus próximos álbuns, A Farewell to Kings (1977) e Hemispheres (1978) foram ainda mais progressivos e complexos. Em 1980, o álbum Permanent Waves foi o primeiro a entrar no Top 5 das paradas americanas, com as músicas “The Spirit Of Radio” e “Freewill”. Em 81, o Rush lançou outro álbum que ficaria para história: Moving Pictures, com som ainda progressivo mas mais comercial, traria a faixa clássica “Tom Sawyer”.

Signals (1982), Grace Under Pressure (1984), Power Windows (1985) e Hold Your Fire (1987) trouxeram nova musicalidade ao som do Rush, com menos guitarras e mais sintetizadores. O retorno ao som à base de guitarras viria apenas com o álbum Presto, de 1989, e continuaria no Roll The Bones (1991), Counterparts (1993) e Test For Echo (1996).

Em 1997, a filha de Neil Peart morreu em um acidente de carro, e no ano seguinte, sua mulher faleceu devido a um câncer. Com as tragédias, o Rush pausou suas atividades durante cinco anos. A turnê do álbum de retorno da banda, Vapor Trails, de 2002, marcou a primeira presença da banda no Brasil. Para marcar seu aniversário de 30 anos, o Rush lançou um EP de covers, Feedback. Em 2007, o álbum Snakes And Arrows marcou outro grande sucesso comercial da carreira e em 2012 a banda lançou seu 19º álbum de estúdio, Clockwork Angels.

O Rush tem 24 álbuns de ouro e a venda de seus CDs já ultrapassa 40 milhões, mundialmente. Em 2013, a banda foi introduzida ao Rock And Roll Hall Of Fame. Neil Peart faleceu em janeiro de 2020.

Confira tudo que já publicamos sobre o Rush aqui.

Tags:
Categorias: Everything