Confira mais um texto escrito por um de nossos WikiBrothers:

A banda juntamente com os organizadores do evento e com o Wikimetal, fez uma entrega simbólica das doações de mais de 1000 brinquedos a pacientes com câncer.”

por Juninho

A associação ao Rock N’ Roll do velho estereótipo de irresponsabilidade e de abusos está definitivamente ultrapassada nos dias de hoje. Além do inquestionável bom comportamento do público nos grandes eventos relacionados ao gênero (veja mais sobre o assunto aqui), os artistas têm mostrado cada vez mais o seu lado humano, de forma que os nomes mais importantes não costumam se esquivar das suas respectivas responsabilidades sociais.

Foi exatamente o que a maior banda independente do Brasil, as Velhas Virgens, mostrou com seu tradicional projeto CarnaVelhas no último dia 07/02 no evento Med Pholia contra o câncer infantil, organizado pela Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC – Medicina USP) e que contou com participação, apoio e divulgação do Wikimetal.

Desde março de 2014 o projeto veio sendo minuciosamente planejado pela AAAOC através do aluno Lucas Ranzoni e contou com o apoio institucional da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), do Hospital das Clínicas da FMUSP, do Instituto da Criança do HCFMUSP, do Hospital Oncológico Infantil ITACI, do Hospital Universitário da USP, do InCor-HCFMUSP, da Fundação Pró-Sangue, da Associação dos Voluntários do HCFMUSP e dos Doutores da Alegria.

Felipe, Juju e Tuca durante o Med Pholia, que arrecadou mais de mil brinquedos em ação solidária

Pela 1a. vez naquela região, fantasias, confetes e purpurina misturaram-se a camisetas pretas, couro negro, coturnos e cabeludos e tudo ocorreu como é de costume com os Roqueiros e Headbangers: Sem nenhum registro de ocorrências violentas, roubos ou furtos.”

Paulão de Carvalho (vocal), Alexandre Cavalo (Guitarra), Tuca Paiva (baixo), Juju Kosso (vocal), Simon Brown (bateria) e Felipe Camilo (guitarra) comandaram ao lado da Bateria Opção Primeira de Pinheiros uma matinê especial repleta de marchinhas de carnaval associadas ao peso do tradicional rock da banda. A ação que ocorreu no viaduto da Rua Oscar Freire em São Paulo, ao lado do Hospital ITACI, teve como principal objetivo a arrecadação de brinquedos para os pacientes pediátricos dos hospitais envolvidos.

Às 14 horas a banda já se encontrava no local e, juntamente com os organizadores do evento e com o Wikimetal, fez uma visita ao Hospital ITACI, realizando uma entrega simbólica das doações a pacientes internados. Exatamente às 15 horas, Rafael Masini (Wikimetal) tomou conta do microfone do trio elétrico montado especialmente para o CarnaVelhas e anunciou o início do show para mais de 5 mil pessoas, segundo estimativas oficiais da subprefeitura de Pinheiros.

Até às 17:30 o publico presente, que colaborou com a doação de cerca de mil brinquedos, fez tremer de verdade a imponente estrutura de concreto armado localizada sobre a avenida Sumaré. Pela primeira vez naquela região, fantasias, confetes e purpurina misturaram-se a camisetas pretas, couro negro, coturnos e cabeludos que foram prestigiar a banda, muitos deles acompanhados de suas famílias. E tudo ocorreu como é de costume com os Roqueiros e Headbangers:

Não houve nenhum registro oficial de ocorrências violentas, roubos ou furtos no espaço destinado ao Med Pholia contra o câncer infantil.

Banda, Wikimetal e organizadores do evento visitam o Hospital ITACI.

A associação ao Rock N’ Roll do velho estereótipo de irresponsabilidade e de abusos está definitivamente ultrapassada nos dias de hoje.”

O repertório foi inteiro composto por músicas dos três discos do Projeto CarnaVelhas. Tratam-se de marchinhas carnavalescas extremamente bem humoradas, algumas com o “duplo sentido” clássico do estilo, e temperadas com muito rock n’ roll. Há também algumas boas releituras de sucessos de sambistas renomados como Bezerra da Silva, que sempre foram inspiração para a banda. Destaque para as músicas Marcha Do Diabo, Praia De Paulista e Hino dos Solteiros que foram cantadas em uníssono pelo público.

É impossível deixar de citar a cativante presença de palco do vocalista Paulão de Carvalho, certamente um dos maiores showmen do atual cenário do rock brasileiro, que fez parecer fácil a tarefa de conduzir a multidão que estava à sua frente. Paulão ao final do show literalmente pulou nos braços do público! Juju Kosso, como sempre, arrancou suspiros dos marmanjos de plantão; Alexandre Cavalo mostrou sua versatilidade com os instrumentos de corda, alternando entre guitarras, cavaco e ukulele e Felipe Camilo, o mais novo membro da banda, esteve super à vontade durante todo o show, mostrando entrosamento com o restante dos músicos.

Projeto CarnaVelhas no dia 07/02/2015 em São Paulo.

Dentro do cordão do bloco, onde as crianças presentes brincavam em segurança, foi proibido o consumo de bebidas alcoólicas.”

No final, Velhas Virgens e Bateria Opção Primeira de Pinheiros, conduzida pelo mestre Toninho, encerraram o show tocando juntos e foram coroados com uma refrescante chuva que aliviou o forte calor de todo o público. Felizmente a organização do Med Pholia contra o câncer infantil distribuiu gratuitamente água mineral durante todo o evento, não havendo também nenhum registro de necessidade de atendimento médico por hipotensão. Dentro do cordão do bloco, onde as crianças presentes brincavam em segurança, foi proibido o consumo de bebidas alcoólicas.

Público estimado em 5 mil pessoas: sem registros de ocorrências violentas, roubos ou furtos.

Artistas de Rock e Metal têm mostrado cada vez mais o seu lado humano e não costumam se esquivar das suas respectivas responsabilidades sociais.”

Segundo o presidente da AAAOC, Diego Vinicius Santinelli Pestana, pela primeira vez a instituição teve a oportunidade de realizar o evento ao lado do hospital oncológico infantil, com estrutura e segurança fornecidas pela Subprefeitura de Pinheiros, Polícia Militar e Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo.

“É fundamental mostrar nossa responsabilidade como futuros médicos perante à sociedade neste cenário onde instituições públicas sérias depositaram grande confiança na nossa organização. Desde março de 2014 estamos planejando este evento e ficamos muito felizes pelo ótimo resultado. Conseguimos muitas doações para o hospital e mostramos com sucesso que é possível unir alegria e responsabilidade social”, disse Diego.

O evento fez parte de mais uma dentre as inúmeras ações sociais promovidas pela AAAOC, instituição com mais de 85 anos que beneficia com programas esportivos e de reabilitação física grande parte dos pacientes do complexo HCFMUSP.

A Banda das Velhas Virgens não cobrou nenhum cachê nem fez qualquer tipo de exigência para participar do evento. Os organizadores agradecem publicamente o Wikimetal e as Velhas Virgens pela participação e apoio ao projeto social.

Abraço a todos!

Juninho

\,,/

José Donizeti Costa Junior (Juninho) é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Medicina Nuclear e pós-graduando em Radiologia pelo Hospital das Clínicas da USP. Acompanha o Wikimetal desde seus primórdios e colabora regularmente com textos na seção “Scream For Me Wikibrothers”. Nascido em Avaré-SP, começou a estudar música aos 10 anos de idade. Atualmente é vocalista da banda UNDERPATH. Gosta de ouvir vários estilos musicais, desde que o som tenha qualidade: “Existem dois tipos de música, a boa e a ruim!”

*Este texto foi elaborado por um Wikimate e não necessariamente representa as opiniões dos autores do site.

Clique aqui para ver os outros textos do WikiBrother Juninho.

Categorias: Opinião