O Pantera nasceu em 1981 em Arlington, Texas, formado pelos irmãos Vinnie Paul, baterista, e Dimebag Darrell, guitarrista. Inicialmente batizada de Pantera’s Metal Magic, a banda contava com Terry Glaze na guitarra, Donnie Hart nos vocais e Tommy Bradford no baixo. Rapidamente a banda encurtou seu nome para Pantera e Hart deixou o grupo, fazendo com que Glaze se ocupasse dos vocais. Em 82, Bradford também saiu e foi substituído pelo baixista Rex Brown.

Em 1983, o Pantera lançou seu primeiro álbum, Metal Magic, fortemente enraizado no glam metal, e começou a fazer shows abrindo para Stryper, Dokken e Quiet Riot. Em 1984, lançou seu segundo álbum, Projects In The Jungle e no ano seguinte lançou I Am The Night. O som da banda ficava mais pesado a cada álbum.

Em 1987, o Pantera passou a buscar suas influências no thrash metal, que estava em seu auge. O vocalista, agora conhecido como Terrence Lee, não cabia mais no novo som da banda e deixou o Pantera. No mesmo ano, a banda contratou o vocalista Phil Anselmo e em 1988 lançou o álbum Power Metal.

Em 1990, o Pantera lançou o seu maior álbum, Cowboys From Hell, considerado pela banda como seu “álbum de estréia oficial”. Atingindo grande sucesso comercial, o Pantera passou a abrir para Judas Priest e tocar ao lado de Metallica e AC/DC. Seus próximos álbuns, Vulgar Display Of Power (1992) e Far Beyond Driven (1994) seguiram a mesma sonoridade e obtiveram o mesmo sucesso.

A partir de 1995, tensões na banda começaram a crescer, principalmente pelo abuso de drogas de Phil Anselmo. Em 1996, o Pantera lançou The Great Southern Trendkill. Enquanto a banda gravava em Dallas, Anselmo gravou os vocais em New Orleans, se envolvendo cada vez mais em projetos paralelos e se distancianado da banda. Em 1999, o Pantera lançou seu último álbum, Reinventing the Steel. Dois anos depois, Anselmo pediu um hiato de um ano e em 2003 os irmãos Vinnie Paul e Dimebag Darrell se declararam oficialmente fora da banda.

Paul e Darrel formaram o Damageplan e, durante um show da banda em 2004, Dimebag foi brutalmente assassinado por Nathan Gale em um tragédia que deixou no total 4 pessoas mortas e vários feridos. Os motivos que levaram Gale a cometer esses atos nunca foram totalmente esclarecidos porém os que o conheciam afirmaram que sofria de problemas mentais.

Confira tudo que já publicamos sobre o Pantera aqui.

Tags:
Categorias: Everything