Confira mais um texto escrito por uma de nossas WikiSisters:

Por Ismália Santos

A mudança é a lei da vida.

O mundo muda, as pessoas mudam, os problemas mudam, as músicas mudam, as bandas mudam. Chega uma hora em que a gente acaba ouvido uma banda nova, uma música diferente, um novo estilo e isso não faz mal a ninguém. Talvez você aí que é headbanger desde quando o rock começou, todo livre e rebelde, torça o nariz para as bandas mais novas, é compreensível.

Mas há de se compreender também que o mundo não é mais o mesmo e no mundo da música as coisas não são muito diferentes. Seria entediante falar sobre os mesmos assuntos, tocando sempre do mesmo jeito e tendo as mesmas influências. Até mesmo as bandas clássicas andaram modificando um pouco seus repertórios. Eu sou relativamente jovem (tenho 19 anos), mas tive contato com o metal antigo e com o metal atual e posso afirmar que tem coisa boa e nova por aí.

Chegamos então à fatídica questão: Por que não dar uma chance às bandas novas? Tenho aqui uma lista de 6 bandas que estão continuando o legado do metal, apesar do mercado musical não abrir tantas portas para o rock quanto antigamente.

1. Miss May I

A banda formada em 2006 é simplesmente uma das bandas mais respeitadas da atualidade. Os caras mandam ver não só nos screams (que são bem comuns nas bandas mais novas), há letras com conteúdo e o instrumental é incrível. Dica de música: Hey Mister.

2. Memphis May Fire

Essa tem sido uma das minhas favoritas no momento. Também formada em 2006, a banda traz um som pesado e a famosa mescla de guturais e vocais limpos (a fórmula do sucesso atual, anote aí). Por que a banda está na lista? As letras são profundas e incríveis. Sabe aquela banda que quase “fala” por você? Então… Dica de música (e letra): The Abandoned.

3. Motionless In White

Eu sei, eu sei, eles usam maquiagem. KISS e Marilyn Manson também. Vamos desprezar esses detalhes e prestar atenção no poder que essa banda tem nos palcos. Formada em 2005, a banda traz aquele jeito Slipknot de ser (aliás, Slipknot é uma de suas maiores influências). As letras tratam de assuntos variados, mas principalmente os singles da banda trazem letras de impacto sobre a sociedade atual (preconceito, religião, intolerância…). Dica de música: If It’s Dead, We’ll Kill It.

4. Protest The Hero

Esta é a mais velha da lista, formada em 1999, mas eu não poderia deixa-la de fora. A voz que comanda a banda é uma preciosidade, Rody Walker tem todo o meu respeito. Seu timbre varia entre o gutural e o clássico, é indescritível. Dica de música: Sequoia Throne (foi a primeira que eu ouvi e foi paixão à primeira nota).

5. Asking Alexandria

A banda teve duas fases e formações distintas, sendo o início oficial em 2008 já com Danny Worsnop nos vocais. Ultimamente, devido ao consumo de drogas e álcool, a voz do Danny ao vivo está bastante prejudicada (prestenção, cantores!), mas não vamos tirar o crédito dos caras. Dica de música: Not The American Average.

6. E pra não dizer que não falei das flores: The Agonist

Que a vocalista Alissa White-Gluz é linda, ninguém pode negar. Outra coisa incontestável é o talento da moça, que “grita como demônio e canta como anjo”. A banda, formada em 2004, vem conquistando muitos fãs num espaço que ainda é muito masculino. Outro fato a se destacar é a filosofia de vida vegan/straight edge adotada pela vocalista que também é ativista na luta pelos direitos dos animais. Dica de música: Business Suits And Combat Boots ou You’re Coming With Me.

Há outras bandas que eu também incluiria na lista, como por exemplo, Black Veil Brides (não se deixe levar pela maquiagem, o instrumental dos caras é bacana) e Pierce The Veil, pra quem gosta de algo mais leve. Ficam aí as minhas dicas de bandas que estão mandando bem no metal atual, ouça e divirta-se!

*Este texto foi elaborado por um Wikimate e não necessariamente representa as opiniões dos autores do site.

Categorias: Opinião