Vocalista subiu ao palco com grupo em 2017 

O Muse pode estar na estrada há 24 anos, com sete discos de estúdio lançados e uma longa lista de festivais no currículo. Mas o papel de astro de rock não substitui a paixão de fã. Em entrevista ao Wikimetal, o baixista Chris Wolstenholme falou sobre a recente experiência tocando ao vivo com Brian Johnson, lendário vocalista do AC/DC, afastado da banda por problemas auditivos.

“Acho que foi o ponto alto da turnê. Todo mundo conhece o Brian, todo mundo conhece ‘Back in Black’. Foi uma honra”, disse, sobre apresentação de Agosto de 2017, no Reading and Leeds Festival. A ocasião marcou a primeira vez em 18 meses que Johnson cantou uma música do AC/DC ao vivo. “Mesmo estando em condições complicadas, ele se entregou completamente.” Assista a um registro visual do momento abaixo.

Além de ter sido o ano em que a banda conseguiu tocar com Johnson, 2017 também marcou a volta musical do Muse. “Dig Down” foi o primeiro lançamento dos britânicos desde o álbum conceitual Drones, de 2015.

Mais do que um single, a canção definiu uma revolução na produção musical grupo. O foco deixou de estar nos discos, e passou para as faixas, mudança considerada positiva pelo baixista. “Nós conseguimos experimentar no estúdio. Expandimos nossas barreiras musicais e investimos energia em cada faixa, o que às vezes não acontece na produção de um disco.”

No dia 15 de Fevereiro, o Muse soltou “Thought Contagion”, que apesar de não estar preso ao conceito de um LP, segue a estética tecnológica e nostálgica de “Dig Down”. Ambos os clipes envolvem TVs, videogames e a ambientação temporal mais em alta nos anos 2010: a década de 1980.

“Os anos 1980 nos servem de inspiração por todos os elementos clássicos. E também porque foi quando crescemos”, opinou Wolstenholme. E o tema vai continuar predominante dos próximos lançamentos. Em uma entrevista ao Beats 1, o vocalista Matt Bellamy adiantou que o próximo single, “Algorithm”, é uma “mistura de piano clássico com sintetizadores dos anos 1980 e música de jogos de computador.”

Agora, é esperar para ver o que Bellamy, Wolstenholme e o baterista Dom Holward tiraram dessa nova experiência musical. Ouça aos mais recentes singles, “Dig Down” e “Thought Contagion”, abaixo.