Guitarrista do Mastodon acha que o streaming fará as bandas desaparecerem

O guitarrista do Mastodon, Bill Kelliher, declarou em entrevista ao Let There Be Talk que as bandas irão desaparecer a menos que uma parte justa da receita do streaming comece a ser repassada aos artistas.

Em 2016, uma música tinha que ser tocada 288 milhões de vezes para gerar uma receita ao compositor equivalente ao salário médio de um funcionário do Spotify.

“Eu uso o Spotify o tempo todo. É tão simples, tão fácil, você consegue baixar quantas músicas quiser no seu celular e ouvir em qualquer lugar.”

Kelliher prossegue “Mas o problema é que nunca existiu nenhuma legislação para compensar adequadamente o artista desde 1972. Por isso que eu e Brann Dailor – sendo membros da The Recording Academy e The Grammy Academy – estamos atuando na Lei da Modernização da Música”. Dailor é baterista do Mastodon.

A lei, que pavimenta o caminho para que direitos autorais digitais mais justos sejam pagos aos compositores e artistas, foi aprovada na semana passada pelo Comitê Judiciário do Senado americano. Agora vai tramitar no Senado.

Kelliher alerta: “Na minha opinião, se tudo continuar como está, o artista irá desaparecer, porque a gente não vai conseguir sobreviver financeiramente.”

“A gravadora adianta o dinheiro para gravação do disco, mas uma vez que este chega à Internet, aonde está a geração de dinheiro para devolver esse adiantamento? É impossível gerar esse dinheiro.”

Bill Kelliher completa: “Eu poderia viver milhares de anos e se o Spotify tocasse a minha música o dia todo, eu faria uns 2 ou 3 mil dólares. É minúsculo. O único jeito de fazer algum dinheiro é sair na estrada e estar em turnê constantemente, o que é impossível para a maioria das bandas.”

“As gravadoras estão desesperadas. Elas não sabem o que fazer porque elas deram as Chaves do Reino para a Apple, Spotify e Pandora”, conclui preocupado o guitarrista do Mastodon.

Recentemente o Mastodon lançou um vídeo animado para a música “Clandestiny”, faixa do último álbum Emperor Of Sand.

Categorias: Notícias