Pioneiro da primeira onda do rock ‘n’ roll, Little Richard morreu aos 87 anos.

A triste notícia foi confirmada pelo filho do ícone, Danny Penniman, para o New York Times, mas afirmou que a morte do pai é desconhecida.

O artista começou sua carreira por volta dos anos 40, e teve seu primeiro destaque em 1955, quando assinou com a gravadora Speciality Records, e lançou suas clássicas e divertidas canções como “Tutti-Frutti”, “Long Tall Sally”, “Rip It Up”, “Girl Can’t Help”, além de muitas outras. É impossível falar de canções pioneiras no rock sem mencionar as de Little Richard.

Sobre a clássica “Tutti-Frutti”, Brian Johnson, ex-vocalista do AC/DC, comentou em entrevista sobre a experiência quase que antropológica de assistir Little Richard na TV pela primeira vez, o descrevendo como um “cara negro com um cabelo e tentes rídiculos, e que era mais bonito que uma mulher, começou a cantar ‘Tutti-Frutti'”.

O guitarrista do AC/DC, Angus Young, elogiou o músico, dizendo, “O jeito que ele toca, e o jeito que ele canta, é arte e ciência, tudo misturado junto.”

Um dos maiores fãs do artista é ninguém menos que Paul McCartney, que declarou sobre Richard, ao realizar um cover dele em um show dos Beatles “Eu poderia fazer a voz do Little Richard, que é uma coisa selvagem, quase um grito de um cavalo. É como uma experiência que te tira do corpo.”, disse McCartney. “Você tem que se desapegar de suas sensibilidades do momento e ir até um tom acima de sua cabeça para cantar. Você realmente tem que sair de si mesmo.”

Além de sua influência sonora para o gênero, seu estilo, excêntrico, único, colorido e um tanto quanto feminino, foi nitidamente inspirado por Prince, alguns anos depois.

Descanse em paz, Little Richard.

Confira abaixo “Long Tall Sally” e “Tutti-Frutti”, de Little Richard:

Categorias: Notícias